Avatar

Marco Conte Ramos

@marco-macrp

Semifinalista do "Suno Challenge 2021 - FIIs" e fã da frase do Professor Baroni: "FIIs, a nova poupança do brasileiro"

São Paulo, SP Membro desde 2021
10 Seguindo
5 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Diego!

     

    O efeito bola de neve acontece desde o primeiro provento que você recebe e reinveste. Se você quiser dizer em relação a um ativo específico, você começa a perceber ele melhor quando, exclusivamente com os proventos recebidos desse ativo, você consegue comprar mais uma cota para receber ainda mais proventos na próxima distribuição. Isso quer dizer que poderia aumentar seus proventos a cada distribuição, mesmo se precisasse parar de fazer novo aportes e os rendimentos se mantivessem constantes.

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Futuro Milionário!

     

    Excluindo a reserva de emergência (entre 3 e 12 meses do seu custo de vida mensal), vai depender da sua estratégia e tolerância a risco.

     

    Tem gente que não aceita perder dinheiro, mesmo que isso signifique abrir mão da possibilidade de maior retorno. Então, no começo, uma ideia é seguir a regra dos 80 (ou dos 100) que diz que devemos ter em renda variável um percentual do nosso patrimônio equivalente a 80 menos a nossa idade.

     

    Exemplo: Se João tem 35 anos, a regra dos 80 diria que ele deveria ter até 80-35=45% do seu patrimônio em renda variável. Pela regra dos 100, João deveria ter até 65% em renda variável, seguindo a mesma lógica. O resto do patrimônio seria investido em renda fixa.

     

    Ao longo do tempo, é possível ir reavaliando se a tolerância ao risco estava bem ajustada à carteira montada e rebalanceando a carteira caso se deseje uma posição mais arrojada (aumentar renda variável) ou mais conservadora (aumentar rena fixa).

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Felipe!

     

    O ouro provavelmente se enquadraria em reserva de valor na estratégia de alguns investidores. Reserva de valor poderia ser traduzida como um porto seguro para seu patrimônio, supondo que haja problemas estrutrais com seus outros investimentos. É um percentual que você não espera que se valorize muito, porque o objetivo é manter seu valor de compra ao longo do tempo, caso algo dê errado. Se é bom ou não, depende de alinhamento de expectativas ao optar por investir nesse ativo.

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, InsperBoy!

     

    Acredito que essa seja a pergunta a ser feita antes da alta, poque só assim é possível ter uma estratégia ativa, ao invés de uma reativa. Geralmente, se você não sabe o que fazer, o melhor é não fazer nada antes de entender o que está acontecendo.

     

    Falando “no escuro” em relação à sua estratégia, existem CDBs, LCIs, LCAs, Tesouro Selic, contas remuneradas de bancos digitais… Os tipos de investimento não mudaram com a alta da selic, apenas precisamos realinhar expectativas dado o novo cenário (que já era esperado).

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Jean!

     

    Na prática, depende o que você está considerando na sua pergunta. A ação que mais se valorizou teve um desempenho maior do que o fii que mais se valorizou, porém a ação que mais se desvalorizou tem um desempenho pior do que o fii que mais se desvalorizou.

     

    A grande questão é que, partindo de uma boa análise, pode ser que uma pessoa tenha uma capacidade de análise melhor para fiis do que ações, ou vice-versa. No fim das contas, são objetivos diferentes que levam a se investir em um ou outro tipo de ativo.

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Leonel!

     

    Em geral, quem investe em fundos imobiliários busca um rendimento mensal crescente no longo prazo, como se fosse dono de um imóvel e recebesse o aluguel do inquilino, mas com as vantagens de se investir através do fundo imobiliário. Dificilmente vai haver uma valorização expressiva de um fundo imobiliário, como ocorre em ações. 

  • @marco-macrp em 04/10/2021

    Oi, Isabela!

     

    Tudo depende de perfil. O importante é entender o que estamos fazendo ao investir. Historicamente, ao investir em boas oportunidades do ramo imobiliário, foi possível obter uma valorização acima da inflação, porém não é uma coisa linearcomo a renda fixa. Da mesma forma que ao investir em péssimas oportunidades do mesmo ramo, muita gente acaba perdendo dinheiro. Quanto maior o potencial de ganho, maior o risco.

     

    Vale notar que a inflação divulgada na grande mídia, geralmente é a acumulada dos últimos 12 meses e não a expectativa futura. Lembre-se que o mercado precifica expectativas e não o passado.

  • @marco-macrp em 14/09/2021

    Oi, Jurandir!

     

    Acho que você está perguntando sobre o dia em que a data de compra ficaria mais distante da data de pagamento. Isso seria no dia seguinte à data de fechamento da fatura mensal.

  • @marco-macrp em 14/09/2021

    Oi, Caio!

     

    Falando da minha experiência, o maior erro foi começar sem saber o que eu estava fazendo e acreditando que seria tudo muito fácil de aprender na prática. Fora isso, eu tive uma atitude consciente que muitos não têm no início que foi não colocar todo o meu dinheiro logo de cara.

     

    O importante é lembrar de nunca se permitir correr o risco da ruína. Enquanto você conseguir “se manter vivo” nos investimentos, vai aprendendo com o tempo. Comece pequeno e vá aumentando aportes conforme for aumentando o conhecimento.

  • @marco-macrp em 11/09/2021

    Oi, Mark!

     

    Eu te devolvo uma outra pergunta: Você já definiu sua estratégia de investimentos?

     

    É muito importante que você tenha um planejamento para te guiar justamente em cenários de instabilidade como o que estamos passando. Se sua pergunta for somente no sentido de o que tende a ter um retorno maior do que estava tendo, será tudo atrelado a ela. Isso vai desde Tesouro Selic a algumas debêntures.

     

    O mercado sempre tenta precificar os cenários do futuro, então talvez outros ativos que seriam prejudicados por uma alta da Selic já estejam considerando esse aumento. Isso requer uma análise individual e, por isso, o seu plano de investimentos seria fundamental para te guiar e manter a tranquilidade de não ficar sempre “correndo atrás” das mudanças.

  • @marco-macrp em 07/09/2021

    Oi, Dora!

     

    Existem algumas corretoras de criptomoedas que operam no Brasil, como Mercado Bitcoin, BitcoinTrade e Foxbit, mas não são as únicas. Você deve comparar as taxas delas e verificar que sejam corretoras seguras. Tome cuidado porque existem muitos sites falsos e golpes na internet usando criptomoedas como fachada.

  • @marco-macrp em 04/09/2021

    Oi, Fernando!

     

    Pela definição de pirâmide que costumamos usar, não. Os jogadores recebem recompensas em uma criptomoeda e depois vendem para ter esse “rendimento” que é comentado nas redes sociais. A principal diferença para uma pirâmide é que o jogo não promete uma renda simplesmente por você jogar. Na verdade, ele sequer garante que a quantidade de criptomoedas que você vai receber é fixa, inclusive já tendo reduzido as recompensas recentemente.

     

    Por outro lado, você pode considerar que ele tem características de pirâmide, caso você esteja jogando só para ganhar dinheiro. Talvez esteja ocorrendo uma supervalorização principalmente dos axies vendidos no marketplace para novos entrantes enquanto ainda tem muita gente querendo começar, por isso a sua dúvida de ser pirâmide ou não.

     

    A questão é: o certo seria considerar que é um jogo que possui uma barreira de entrada e que vai te recompensar em uma criptomoeda do próprio jogo. Para isso, você precisa comprar um time de axies, que hoje está numa faixa de 800 a 1000 dólares para montar, baseado em alguns artigos que li sobre o assunto. O que faz parecer pirâmide é que muitos estão entrando no jogo porque existe gente fazendo propaganda de ganho garantido de 3 a 5 mil dólares, equivalente a um retorno entre 200% e 400%. Então pagam qualquer quantia para entrar acreditando que vão ganhar mais do que pagaram, mas a empresa desenvolvedora dele nunca prometeu isso.

  • @marco-macrp em 04/09/2021

    Oi, Jean!

     

    Não tem como cadastrar a mesma chave em mais de um banco, justamente porque ela deixaria de ser unívoca, ou seja, não teria como dizer se o dinheiro deveria ir para a conta A ou a conta B somente a partir da chave, que é o objetivo de ela existir. O que dá pra fazer é cadastrar, por exemplo, o CPF em um banco e o email em outro banco, além de poder usar as chaves aleatórias se não quiser usar essas informações pessoais.

  • @marco-macrp em 04/09/2021

    Oi, Pedro!

     

    Se o CPF estiver negativado, a ideia é o que o Diego comentou mesmo. Porém, se ele estiver pendente de regularização por conta de investimentos que você fez em bolsa, sugiro procurar as redes da Contadora da Bolsa para entender melhor o que fazer. Espero que consiga resolver logo sua situação!

  • @marco-macrp em 04/09/2021

    Oi, Jean!

     

    Os FIIs de logística tiveram um comportamento particular em relação aos outros setores. Enquanto muitos FIIs foram negativamente impactados pelas medidas de distanciamento social e restrições de deslocamento, as vendas online cresceram muito e, consequentemente, a necessidade de galpões logísticos cresceu consideravelmente para que as entregas acontecessem em menos tempo.

     

    Como o mercado trabalha com expectativas, no início da crise houve uma precificação seguindo esse raciocínio. Entretanto, a pandemia ainda não acabou e com os outros acontecimentos posteriores, por exemplo a proposta de taxar os rendimentos e o aumento da Selic, o mercado vem sofrendo como um todo agora.