Avatar

Guilherme Meirelles Silva

@gmeirelles1

Mestre em Engenharia de Gestão e Engenheiro Produção. Carreira Internacional no Ecuador, Colombia, Australia e Nova Zelândia. Atuo na area de Operações de multinacionais.

Membro desde 2021
5 Seguindo
0 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @gmeirelles1 em 27/08/2021

    Andre,

    • Acredito que o Brasil ainda passará por muitos anos de investimento em infraestrutura de transmissão, geração e distribuição. É um país continental com uma desigualdade entre regiões bem marcante, os movimentos das empresas em ESG naturalmente levará a uma mudança e expansão de matriz energética que durará muitos anos. O atrativo do segmento de transmissão é o baixo custo de manutenção (OPEX), Margens Altas, previsibilidade de receita (gera receita por disponibilidade das linhas de transmissão independente do fluxo que passa por elas) e tem contratos corrigidos por inflação. Isso se resume em forte geração de caixa que a empresa pode decidir em reinvestir caso tenha atratividade e projetos de interesse ou distribuir em dividendos. A concorrência só beneficiará os investidores porque as empresas do setor casa vez mais buscarão melhorias na estrutura de custos para manterem as margens mesmo com a aquisição de lotes em leilões com menor atratividade comparada com anos anteriores. 
    • @gmeirelles1 em 29/08/2021

      Ola Andre. Primeiramente muito obrigado pela abordagem do tema espero que outros colegas também deixem suas opniões para que possamos aprender. As empresas que não conseguem se adequar a desafios de concorrência e crises setoriais desaparecem ou são incorporadas por outras que fazem o dever de casa na redução de custos e aumento de eficiência operacional. Setor do óleo gás é um clássico exemplo dessa transformação, vem sofrendo desde 2014 altos e baixos com a cotação da petróleo e algumas empresas desapareceram e outras estão cada vez mais se reinventando para recuperar as margens. Investiram pesado em tecnologias para digitalização de dados, introduziram controle operacional remoto, etc. Voltando para o setor elétrico eu tenho gostado da reposta de algumas empresas com a crise Covid com controle de custos, esses ganhos operacionais dificilmente vão desaparecer com a nova normal. Energias do Brasil por exemplo trabalha seu orçamento com o sistema ZBB (Zero Based Budget) que tem excelentes resultados de corte de custos fixos desnecessários e reinvestimento em iniciativas para ganho de eficiência operacional. Esse sistema é uma máquina de gerar valor e vejo com bons olhos empresas do setor elétrico aplicando essa metodologia. Te convido a ler um artigo sobre o tema de ZBB. https://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/why-zero-based-budgeting-makes-sense-again/pt-BR Se alguma do setor de transmissão dormir no ponto vão passar por tentativas de aquisição. Os projetos futuros concordo com você terão disputa forte nos leilões, mas com isso vem melhoramento de gestão de projetos com eficiência em custo, tempo e escopo para compensar a diminuição da TIR. Portanto, tem que estar atento e colocar empresas na carteira que estão fazendo esse dever de casa. 
      Saudações,

      Guilherme 

  • @gmeirelles1 em 27/08/2021

    Olá Augusto,

    Seria um movimento bem exótico do Governo Chinês com uma destruição imediata de valor companhia. Alibaba é uma empresa que não é apenas e-commerce. Ela tem fonte de receitas por exemplo em linhas de negócio como soluções em logística, computação em nível e inovação. Portanto acredito que Alibaba é hoje muito complexo e importante para a China para o Governo Chinês tentar se aventurar numa estatização porque estaria matando linhas de negócios importantes para a geração de receita da companhia. 

  • @gmeirelles1 em 20/08/2021

    Tudo bem Douglas? 
    Carrego ainda uma parte pequena da posição montada durante a pandemia respeitando o limite de exposição que estipulei inicialmente para o ativo. O movimento que a família controlado tem feito para diminuir a participação no banco pode ser um indicativo que o valuation atual já está exagerado, e estão vendo como oportunidade desfazer parte da posição para realizar lucro e impulsionar outros projetos. Um movimento que devo fazer é desmontar essa posição e comprar o Inter nos EUA após o IPO. 

  • @gmeirelles1 em 20/08/2021

    Bom dia Eliezer,

    Como esse horizonte de 3 anos é curto prazo seria aconselhável você escolher uma alocação usando uma corretora nos EUA para estar exposto na maior parte num ETF de Bonds e outro montante eu colocaria em uma empresa pagadora de dividendos ou um REITS que também oferecem menos volatilidade e garantem um distribuição que vc pode usar para ir reinvestindo. Um ETF de Bonds que acho interessante é o EMB que é focado em Bonds de países emergentes incluindo portanto o Brasil https://www.ishares.com/us/products/239572/ishares-jp-morgan-usd-emerging-markets-bond-etf

  • @gmeirelles1 em 20/08/2021

    Hola Henry,

    O Preco Teto nao indica que a empresa atingiu a maximo do seu valuation, mas sim que apartir desse ponto qualquer compra que voce efetuar estara fora da margem de seguranca. Essa e a estrategia do Value Investor, buscar alocacao em ativos que mostram boa margem de seguranca (Risco vs Retorno) e como o capital e um recurso finito voce deve buscar as melhores oportunidades de risco retorno no momento da alocacao usando por exemplo o preco teto para a tomada de decisao. Quando a empresa comeca dar indicacoes de entrega de um resultado melhor com aumento das margens, etc Esse preco teto e revisado para cima. o mesmo ocorre quando a empresa perde alguns fundamentos e o preco teto e reajustado para baixo. 

  • @gmeirelles1 em 19/08/2021

    Eu passei 7 anos trocando 10% do meu salario em acoes em um programa de desconto muito atrativo de uma das maiores multinacionais do setor de petroleo. Eu teria perdido muito dinheiro se nao tivesse respeitado os limites de exposicao setorial da minha carteira e vendido parte da posicao antes do downturn do setor em 2015.  Por mais que acreditava muito na capacidade da empresa em atravessar as crises ciclicas que sao normais do setor, optei por vender parte da posicao para porteger patrimonio com diversificacao. As acoes cairam de 106 USD  em 2014 a 14 USD em 2020. Portanto, acredito que é fudamental vc analisar se o setor é ciclico e qual o maximo de exposicao vc tera por setor e por empresa. 80% de queda p recuperar é necessario 400% de ganho. Infelizmente, essa e realidade de muitos do meus colegas de trabalho que nao tomaram a decisao de vender para dimunuir a exposicao. Detalhe pelo desconto na compra tinhamos preco medio de 60 USD. 

  • @gmeirelles1 em 27/08/2021

    Artur,

    Eu utilizo várias corretoras por alguns motivos que considero importante para o investidor:

    1 – Você terá acesso a uma maior diversidade de ativos e ter muitas vantagens nas emissões e distribuição de produtos exclusivos.

    2 – Você pagará menos taxas que no longo prazo potencializa seu ganho de capital. 

    3 – Caso uma plataforma esteja indisponível por problemas técnicos você nunca deixará de realizar suas compras de ativos. 

    4 – Com os aplicativos de sincronização de corretoras, vc não precisa se preocupar com nenhuma dificuldade de controlar seu portfólio mesmo que ele esteja em várias corretoras porque os aplicativos fazem isso automaticamente para você.  

  • @gmeirelles1 em 20/08/2021

    Lucas,

    Boa tarde. Os banco digitais estão comprando corretoras ou desenvolvendo seu próprio canal de distribuição de produtos financeiros, seguros, financiamento imobiliário. Estão desenvolvendo plataformas de market place e alguns já tem até opção de fazer transações de câmbio de moedas. Não acredito que as cooperativas consigam primeiro ter essa diversidade de portfolio de produtos e ter um marketing tão agressivo de capitação de clientes. Eles não estão atraindo somente a classe C devido a redução de burocracia bancária que estão inserindo no relacionamento com os clientes. Eu que estou a quase 10 anos fora do Brasil passei por situações com os bancões de ter que programar uma viagem de emergência apenas para resolver problemas simples de instalação de aplicativo de código de segurança em números do exterior, muita burocracia para fazer transferências entre países. Tudo isso acabou com a chegada dos banco digitais porque já nasceram com o DNA de ter contato com cliente via chat e telefone. Eu não volto para bancão nunca mais na minha vida porque tem gravado muito claro na minha memória quanto custou cada passagem para visitar uma agência no Brasil e ter que na visita ter a educação e paciência para escutar um gerente tentar me oferecer um produto que para quem intende de investimentos acho um tremendo desrespeito.