2 Respostas
Olá amigo, obrigado pela sua ótima pergunta. Eu gosto muito dos fundos de papel, e tenho eles em grande parcela da minha carteira há um bom tempo, justamente por entender que eles oferecem rentabilidades atrativas, e possuem um risco que considero baixo.
Como cada fundo possui uma carteira bastante diversificada de CRIs, e cada um desses CRIs, muitas vezes possuem cada um deles muitos devedores diferentes, podemos afirmar que o risco nesses fundos costuma estar bastante diluído. Além disso, existem vários fundos de papel que possuem operações muito bem estruturadas, tendo empresas sólidas como devedoras, e operações que contam com garantias robustas, sobrecolateral, fianças, etc.
Hoje existem muitos fundos de recebíveis que possuem inúmeros papéis com taxas que variam de 6 até mais de 10 ou 11 acima da inflação, o que na prática garante uma rentabilidade muito atrativa ao investidor e muito acima do CDI ou dos produtos básicos de renda fixa.
De fato, investir nesses fundos não faria sentido caso eles entregassem retornos similares a um CDB, ou a uma NTN-B, por exemplo, mas na prática a rentabilidade que eles entregam, também potencializada pelo efeito do reinvestimento de dividendos, é bastante elevada.
Vale lembrar que os fundos imobiliários possuem isenção de IR na distribuição de dividendos, ou seja, os rendimentos que o investidor recebe em conta não são tributados, o que confere a esses produtos uma grande vantagem frente as demais opções.
- jun 2018
- 20 jun
- jun 2018