Investimentos
Olá, na opinião de vocês, para maximizar a rentabilidade da carteira, qual deveria ser a porcentagem ideal de ativos em renda fixa, ações, FIIs e investimento no exterior?
3 Respostas
Oi, Artur!
Matematicamente falando, você poderia pensar na regra do Warren Buffet: “Nunca perca dinheiro” e entender que se você conseguisse distribuir igualmente entre todas as alternativas e fosse rebalanceando periodicamente a sua carteira, tirando de onde subiu e colocando onde caiu, você teria a melhor rentabilidade na perpetuidade. O problema é que isso é muito teórico e temos emoções, personalidades e objetivos diferentes para cada pessoa.
Apesar de ser clichê, não existe uma resposta universal para essa pergunta, porque ela depende da sua estratégia, da sua tolerância a riscos e dos seus objetivos. Por exemplo: talvez FIIs sejam a melhor opção para a aposentadoria por conta da renda mensal, mas se alguém não aguentar ver uma queda nas cotações como está acontecendo agora, não dá para ela ter uma exposição muito grande a esse tipo de ativo.
Fora tudo isso, você está olhando para classes de ativos, o que não seria o mais adequado, já que você tem que escolher ativos específicos dentro dessas classes. Talvez o IFIX vá muito bem e você tenha escolhido investir em um fundo imobiliário ruim que caiu muito.
Eu, particularmente, gosto da ideia de investir no que eu gosto, como o Kiyosaki comenta. Desse jeito, eu me sinto entusiasmado para aprender mais e tomar melhores decisões. Lembre-se sempre do “teste do travesseiro”. O mais importante é poder deitar tranquilo à noite.
- ago 2021
- 19 ago
- ago 2021