Bom dia,
Como não existe uma fórmula, o que vou dizer não passa de uma sugestão apenas.
Primeiramente, entenda o espaço do FII em sua carteira como um todo. Por exemplo: você não tem nenhum FII ainda mas tem bastante ações da BRML, ALSO3, IGTI11. Provavelmente um FII de shopping não será a melhor alocação para seu dinheiro. Procure um FII que traga ganho ao seu portfólio, seja através de um setor que você tem menos, ou um risco diferente, etc.
Uma vez sabendo o tipo de FII que melhor se encaixa aos seus objetivos e sua carteira, você pode começar a escolher a partir da carteira da Suno (cujos analistas já fizeram toda a pesquisa para você). Se você busca a fazer por conta, um bom caminho é abrir o Status Invest em busca avançada e rankear os FIIs com maior Patrimônio Líquido e separar os 50 primeiros.
Isto não quer dizer que nesta lista tudo é bom. Mas você terá descartado muitos FIIs que ainda carregam incertezas maiores ou riscos menos perceptíveis. Normalmente são FIIs chamativos que atraem atenção de menos experientes, mas os riscos implícitos acabam prejudicando.
Com esta lista de 50 maiores, e com o segmento que se encaixa na sua carteira, você terá uma lista final bem reduzida. Provavelmente menos de 10 opções.
A partir daí, o trabalho é mais pesado: determinar qual é o melhor. Neste caso, você terá que levar em consideração o histórico da gestão (se você não souber, tente pesquisar sobre ela no Youtube e em Foruns). Leve em consideração também a quantidade de informações e detalhes que são divulgados nos Relatórios Gerenciais. Busque Fundos com uma boa quantidade de ativos e boa diversificação de inquilinos.
Serão realmente poucos que vão passar no teste em todos estes aspectos. A partir daí, você já tem ótimos candidatos. Faça o Valuation deles e veja qual está mais barato (há um vídeo do Baroni ensinando a fazer isso).
Espero ter ajudado.
Mas não esqueça que a carteira recomendada da Suno já tem todo este trabalho feito, basta você selecionar os que se encaixam na sua carteira e investir.