Fundos Imobiliários

@douglassf em 06/03/2018

No geral, qual o nível de risco dos FII? Quais tipos de FII são mais e menos arriscados?

Faço a pergunta porque eu aloco minhas aplicações de acordo com o perfil de investidor tradicional gerado pelas instituições financeiras(tenho perfil moderado). Aplico parte em renda fixa, uma parte em um fundo de investimento multimercado considerado de média volatilidade (aplica em ações, renda fixa e cambio) , e parte em ações. Gostaria de adicionar FII a carteira mas não gostaria de adicionar muita volatilidade.

2 Respostas

  • @alvaro em 06/03/2018

    Os FII já tem menos volatilidade que o mercado acionário, o que para você que já aplica em ações já é um ponto a favor.

    Se você não gosta de muita volatilidade acho que fundos bons para você seria o que tem risco de locatários dispersos em vários. Exemplo: o de shopping centers (risco dispersos em vários lojistas), existem até os que tem mais de um shopping, e os de lajes corporativas multi- locatários com vários imóveis .

    Mas de maneira geral, imóveis em bom estado, bem localizados e bem geridos sempre encontrarão demanda.  Estes alocados te gerarão rendimentos. É o mesmo racional que usamos para comprar aquela salinha comercial, só que aplicado de forma mais profissional e fiscalmente eficiente.

  • @tiagoguitian em 06/03/2018

    Os fundos imobiliários, historicamente, apresentam volatilidade inferior às ações.

    Por exemplo, no dia da delação do Joesley Batistas, as ações chegaram a cair 10% e o IFIX caiu cerca de 3%.

    Os riscos são em linhas gerais os mesmos que os do mercado imobiliário: vacância e preço dos imóveis. Estas questões tem a ver com atividade econômica e juros.

    Além disso, existem riscos especificos que podem ter nos ativos em si: um imóvel é diferente do outro e uma peculiaridade de algum ativo pode fazer com que sua locação seja feita com maior dificuldade. Por isso é importante estudar localização e padrão construtivo dos imóveis que compões o FII que você irá investir.

  • mar 2018
  • 06 mar
  • mar 2018