Análise de Empresas
Eu tenho reparado aqui na região onde moro (interior do estado de SP) que aumentou bastante nos últimos anos o número de agências de Cooperativas de Crédito. Não sei se essa é a realidade no restante do país, embora tenha indícios de que sim. O público dessas cooperativas geralmente é das classes com menor renda e esse parece ser o mesmo público que os bancos digitais têm atraído por conta da isenção de taxas de serviços. A minha dúvida é a seguinte. Um dos maiores desafios dos bancos digitais é conseguir aumentar sua carteira de crédito e isso parece ser mais fácil para as cooperativas. Mesmo parecendo contraintuitivo, será que os bancos digitais não perderiam, no longo prazo, clientes para essas cooperativas?
5 Respostas
Oi Artur! Também sou do interior de São Paulo (Sertãozinho) e por aqui também existem cooperativas inclusive fortes (Sicoob) no mercado. Não tenho base de dados para responder a sua pergunta de forma conclusiva, mas posso contribuir um pouco com a formação da sua linha de raciocínio.
O que atrai clientes para os Bancos Digitais não são as linhas de crédito, são os outros benefícios como: isenção de taxas, facilidade de abrir e fechar a conta, praticidade e baixa burocracia, etc. Quando a gente pesquisa sobre as vantagens dos Bancos Digitais não encontramos nada relacionada à crédito. Sendo assim, não vejo por quê um cliente deixaria um Banco Digital para uma cooperativa específicamente por este motivo.
Diferentemente da cooperativa de crédito, que por natureza, o que atrai clientes realmente são as condições mais vantajosas de crédito!
Espero ter contribuído! Abs!
- ago 2021
- 20 ago
- ago 2021