Investimentos
Dúvidas de carteira
Olá, pessoal. Sou novo na Suno e no assunto de investimentos, e gostaria de ajuda para montar minha carteira para um valor médio~alto. Estou aprendendo agora e nunca investi, então planejei algo em torno de:
30% RV, distribuído entre as Carteiras Recomendadas de Dividendos, Valor e FII (10% cada);
70% Tesouro:
-50% IPCA
-20% Prefixado
A ideia é aumentar gradativamente a porcentagem em RV, conforme eu for adquirindo conhecimento no assunto. Desta forma, se os negócios estiverem indo bem, os 20% prefixados serão para curto prazo, e em 3 ou 4 meses já estarão em RV. Pensei em préfixado devido este curto prazo, acreditando que a inflação não vá alcança-lo até lá.
Após isto, começaria a reduzir o Tesouro IPCA para 30% em médio prazo e, em longo prazo, para 20%, mantendo como reserva. Sempre tentando vender os títulos em alta (marcação a mercado).
O cenário final, daqui 2 ou 3 anos, seria 20% em Tesouro, 30% em Dividendo, 30% em Valor e 20% em Imobiliário. Claro, se ainda forem boas opções até lá.
Dúvidas:
1) Esta estratégia funciona? Ou estou viajando? Hahaha! Alguma sugestão de ajuste?
2) Para os 30%, o quão diversificado deve ser? Por exemplo, 3 opções em dividendo, 3 em valor, 3 em FII? Ou mais? Até quanto vale gastar em taxa de corretagem, considerando que o valor investido no início não será tão alto, e que mensalmente aumentarei os investimentos a partir da redução do Tesouro?
Obrigado!!
5 Respostas
Sobre a dúvida (1): Acho que você tem que fazer o que se sente seguro, se atualmente não considera apropriado para investir a maior quantidade em renda variável, então, não invista. Não dá para alguém falar para você mudar esse planejamento porque a oportunidade atual está na renda variável se você não vai conseguir dormir bem toda noite preocupado com o que possa acontecer. Cada um tem um perfil diferente, siga o que você acha melhor para você. Pode fazer besteira ou depois de um tempo perceber que deixou uma oportunidade passar? Com certeza! Mas lembre-se, de tudo nós levamos aprendizado para a vida, a questão é você aprender com seus erros e melhorar com eles 😉
Dúvida (2): Não existe número exato de quanto você deve ter de ativos, depende (também) de cada pessoa. Mas, às vezes algumas pessoas saem comprando várias ações porque falam que é preciso diversificar para não correr riscos e coloca uma ações bem meia boca na carteira sem necessidade. Gaste em corretagem o valor de até 1% do seu aporte em cada ação.
- jul 2019
- 03 jul
- jul 2019