Finanças Pessoais
Depois que assinei a Suno e passei a estudar mais sobre o assunto tanto com os cursos e relatórios da Suno como outras fontes, passei e ver com outros olhes a gestão financeira e o planejamento para o futuro. Tive a "oportunidade" de fechar um financiamento de um apartamento com taxa 7,35% ao ano por 30 anos e depois de fazer as contas abri mão para focar em investir esse capital e construir um patrimônio antes de pensar em ter um passivo deste porte. Acredito que com esse capital e os estudos e os conteúdos da Suno posso conseguir superar o valor do apartamento em patrimônio bem antes dos 30 anos né?
5 Respostas
Olá, Anderson!
Eu já fiz essas contas entre financiar e investir algumas vezes e pensando em alguns cenários.
Como o limite para o valor da parcela é 1/3 dos seus ganhos, eu fiz as contas usando a premissa de que aportaria esse montante todo mês.
Em várias simulações, sobretudo considerando aportes em renda fixa atrelada ao IPCA, em cerca de 10 anos eu teria o dinheiro para pagar à vista, isso em um cenário mais conservador. Se der sorte no meio do caminho e fizer bons investimentos, pode ser que consiga em menos tempo ainda.
Mas tem um outro detalhe bastante importante: a liquidez. Você consegue vender um ativo financeiro praticamente a todo momento. Já um imóvel é bem mais difícil e mais demorado.
E tem o outro lado da moeda. Existem pessoas que se sentem mais seguras se tiverem um imóvel, ainda que financiado.
Aí voltamos naquela velha máxima que devemos fazer aquilo de nos faz dormir tranquilos.
Abraço!
- ago 2021
- 18 ago
- ago 2021