Fundos de Investimento

@schaicoski em 02/03/2019

Vale a pena pagar uma previdência privada para aproveitar o desconto dos 12% que podem ser deduzidos do Imposto de Renda?

Seria em um bom fundo que aplica 70% em ações e não tem taxa de carregamento (embora tenha taxa de administração e performance), ou seja, não seria um fundo ruim do tipo que os bancos empurram para os clientes. O rendimento do fundo seria menor do que obtido ao aplicar em boas ações, mas gostaria de saber se a economia obtida com os 12% descontados do Imposto de Renda valeria mais a pena do que um rendimento maior. Ou seja, os 12% realmente compensam a menor rentabilidade? Ou é melhor abrir mão dos 12% e aplicar em ações, por exemplo? Aproveitando, na Suno temos relatórios, ranking ou indicação de fundos de previdência privada?

1 Resposta

  • @iago_orben em 05/03/2019
    Você só consegue fazer esse abatimento na previdência PGBL, e precisa fazer a declaração completa de IR. Você pode analisar o seu caso e ver se faz sentido para você fazer ou não. 
    Apenas preste atenção em alguns pontos:
     
    -O plano PGBL: Escolha um bom plano, em que seja transparente em relação as taxas de rendimento e principalmente sobre as taxas para ter o plano. Evite planos com taxa de carregamento, e uma taxa de Adm. maior que 2% – na minha visão – também procure evitar;
     
    -Regime de tributação: O regime de tributação pode ser regressivo ou progressivo. Para simplificar, o regime progressivo é mais indicado caso você queira manter a aplicação na previdência até  4/5 anos, pois terão uma incidência de IR menor que na regressiva. E caso você queria manter por mais de 10 anos escolha o regime regressivo, como o próprio nome já sugere a incidência de IR reduz com o tempo, após 10 anos sua alíquota será de 10%;
     
    -Preencher corretamente o IR: Não adianta nada você fazer os passos anteriores se preencher o IR errado, a receita vira atrás de você e poderá te gerar muita dor de cabeça. Para evitar complicações no futuro guarde todos os comprovante de pagamentos de no mínimo 5 anos anteriores. 
     
    Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!
  • mar 2019
  • 02 mar
  • mar 2019