Olá amigo. Parabenizo-lhe pela intenção de você iniciar no mercado de capitais, e estruturar uma carteira previdenciária de longo prazo.
Antes de tudo, importantíssimo que você visualize o mercado como uma ferramenta de acumulação de patrimônio no longo prazo e de geração de renda passiva, e estabeleça, visando o longo prazo, um plano de aportes mensais, onde você deverá destinar uma parcela do seu salário com frequência.
Entendido isso, eu sugiro que você inicie comprando fundos imobiliários, que são fundos que possuem ativos imobiliários, tais como lajes corporativas, shoppings, hospitais, dentre outros, e que geralmente pagam dividendos todos os meses aos seus sócios.
Os fundos imobiliários entregam rentabilidades bastante atrativas, e historicamente, o IFIX (principal benchmark de FIIs) superou o Ibovespa com folga.
Além disso, eles também apresentam uma volatilidade bem inferior, o que é interessante para aqueles que estão iniciando no mercado de renda variável.
Conforme você se habitue com o mercado, e realize seus aportes mensais ao longo dos primeiros meses, e claro, se sinta confortável, então se torna interessante o investimento em ações, sendo que você deverá se focar em empresas sólidas, saudáveis e de preferência boas pagadoras de dividendos.
Caso queira mais detalhes sobre a estratégia de dividendos e deseje esclarecer mais dúvidas, olhe recomendo a leitura do nosso mais livro, o qual considero uma leitura fundamental para todos que estão iniciando no mercado: https://amzn.to/2PuLAWl