1 – Construir um bom portfólio não é simplesmente juntar empresas de diferentes setores. Primeiro de tudo, os setores definidos formalmente podem ser diferentes, mas muito correlatos. E um indo mal, pode ocasionar uma reação em cadeia.
E mais importante, a empresa que você escolher dentro desse setor pode ter uma correlação com os outros setores diferentes da correlação do setor como um todo. Para mais ou para menos.
E ainda mais importante, as empresas dentro do seu portfólio devem ter seus fatores de risco descorrelacionados entre si.
Exemplo de um portfólio ruim: A,B,C são de setores diferentes. Mas 100% da venda de A vem de B. E 100% da venda de B vem de C. E 100% da venda de C vem de A ou de B. Então o dinheiro passa de uma para outra. Se alguma empresa for mal, as três quebram.
Exemplo de um portfólio diversificado: A,B,C não competem entre si, mas A não vende para B e nem para C. B não vende para C e nem A. C não vende para B e nem A.
Tanto A, B,C possuem menos de 15% vinda de um único país. Dentro de cada país, não há nenhum setor que represente mais de 5% das vendas e nenhum cliente que represente mais de 1% das vendas.
A,B,C vendem produtos sem substitutos no mercado.
O grau de complexidade dessa avaliação vai crescendo com o número de empresas no portfólio. Mas também cresce o número de canais de receitas. O portfólio se torna mais robusto.
Fazer um portfólio bem diversificado não é muito difícil. O desafio é criar essa robustez sem prejudicar a rentabilidade, ou seja, sem convergir os retornos à media.
Daí o assunto é mais complexo e foge do escopo da sua pergunta.