Eu pessoalmente prefiro investir individualmente do que colocar meu dinheiro em fundos de investimento. Você deve ter em mente que você vai pagar a maior parte dos seus retornos como prêmio pela gestão do fundo, por isso os gestores devem bater o mercado consistentemente ao longo de muitos anos para valer a pena colocar capital no fundo, o que raramente acontece.
Os fundos de investimento cobram taxas de administração e as vezes taxas de performance elevadas. Normalmente 2% de taxa de administração anual e mais 20% de performance quando passa do IPCA + um bônus.
Se o time da gestora não conseguir performar acima do mercado, no longo prazo, as taxas irão denigrir o patrimônio do indivíduo que alocou seu capital na gestora.
Para ter ideia, se alguém tivesse investido 100 dólares com o Warren Buffett 52 anos atrás, hoje você teria aproximadamente 1,2 milhões de dólares.
Se você tivesse investido num fundo com a mesma rentabilidade do Buffett, mas cobrando 2% de taxa de administração anual, você teria 190 mil dólares. As taxas vão sorrateiramente comendo seu patrimônio, quando você coloca o efeito no tempo.
O Warren Buffett fez umam aposta de US$1 milhão em 2017, dizendo que o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas americanas) traria um retorno maior do que qualquer fundo de investimento que cobrasse taxas.
No fim, Buffett ganhou.
Se quiser ler a matéria:
https://www.cnbc.com/2018/01/03/why-warren-buffett-says-index-funds-are-the-best-investment.html
Se você quiser ter acesso a tutorial de abertura de conta, premissas de declaração de imposto, carteira de empresas recomendadas e relatórios completos de empresas internacionais, sugiro que dê uma olhada na assinatura do Suno Internacional. Você terá recomendações de ativos e pode investir individualmente sem pagar percentual do seu patrimônio.
https://www.suno.com.br/nossas-assinaturas/investindo-exterior/