Ações

@everaldo em 23/08/2018

Perda dos fundamentos

Uma empresa boa pode se deteriorar?

2 Respostas

@alberto em 24/08/2018

Mais votada

O mercado é dinâmico e as preferências e peculiaridades dos consumidores enfrentam constantes mudanças, por isso as empresas precisam de uma política constante de melhoria contínua e de boa fluidez para se adaptar a novos cenários. Exemplos de situações que podem se mostrar maléficas para a companhia:

Estratégia

Quadros estratégicos são os conjuntos de pressupostos geridos sobre o mundo dos negócios; eles ajudam os gerentes a responder a problemas estratégicos complexos, dando-lhes uma estrutura para começar.

Quadros estratégicos podem ser muito benéficos ao permitir que os gerentes encontrem soluções para tarefas difíceis, mas também podem atrapalhar.

Quando os gerentes encontram os mesmos quadros trabalhando repetidas vezes, começam a acreditar que esses quadros são as soluções, as únicas coisas que importam. No entanto, quando um ambiente muda, os quadros estratégicos também precisam mudar.

Muitos gerentes têm problemas para identificá-los porque eles usaram os mesmos com sucesso por tanto tempo.

Tome Firestone como um exemplo. Os gerentes da Firestone sempre consideraram seus principais concorrentes como empresas domésticas como a Akron.

Quando a Michelin entrou no mercado americano, os gerentes da Firestone tiveram dificuldade em reconhecê-la como um grande concorrente por causa de sua origem francesa.

Os administradores tinham em mente que os únicos concorrentes que poderiam realmente ser uma ameaça eram domésticos. Eles estavam usando estruturas desatualizadas sobre os concorrentes, fazendo com que a empresa ficasse cega, em vez de esclarecida sobre as medidas competitivas que precisavam ser tomadas.

 

Processos engessados por burocracias ou rotinas.

As empresas muitas vezes acham difícil mudar  processos que funcionaram por muitos anos, mas às vezes essa é a única coisa que é realmente necessária.

Ficar com os mesmos processos de negócios dentro de um ambiente em mudança é como cavar-se em um buraco ou ficar preso em uma rotina no caminho para o sucesso contínuo.

Processos de longa duração tornam-se confortáveis ​​e rotineiros, mas a rotina não é boa para inovações, pois impede que as empresas busquem uma solução melhor.

A Firestone teve esse problema exato com o novo design do pneu radial.

O projeto radial exigia muitos processos diferentes para fabricar com relação aos antigos.

Muitas das usinas antigas não poderiam ser efetivamente usadas para os processos necessários para fabricar o novo projeto de pneus, mas a Firestone não estava pronta para se livrar das fábricas ou dos processos usados ​​nos pneus antigos. Por que o processo antigo era rotineiro, os gerentes ficaram limitados devido ao conforto e à rotina, impedindo-os de se adaptarem ao ambiente em mudança.

  • @joaoarthuralmeida em 23/08/2018

    Sim, é possível.

    Estude, por exemplo, o caso da Eternit.

    Por isso é necessário um acompanhamento de perto dos resultados das empresas e das ações da gestão.

    Abs!

    Radar do Mercado: Eternit (ETER3) um duro golpe em uma empresa problemática

  • @alberto em 24/08/2018

    O mercado é dinâmico e as preferências e peculiaridades dos consumidores enfrentam constantes mudanças, por isso as empresas precisam de uma política constante de melhoria contínua e de boa fluidez para se adaptar a novos cenários. Exemplos de situações que podem se mostrar maléficas para a companhia:

    Estratégia

    Quadros estratégicos são os conjuntos de pressupostos geridos sobre o mundo dos negócios; eles ajudam os gerentes a responder a problemas estratégicos complexos, dando-lhes uma estrutura para começar.

    Quadros estratégicos podem ser muito benéficos ao permitir que os gerentes encontrem soluções para tarefas difíceis, mas também podem atrapalhar.

    Quando os gerentes encontram os mesmos quadros trabalhando repetidas vezes, começam a acreditar que esses quadros são as soluções, as únicas coisas que importam. No entanto, quando um ambiente muda, os quadros estratégicos também precisam mudar.

    Muitos gerentes têm problemas para identificá-los porque eles usaram os mesmos com sucesso por tanto tempo.

    Tome Firestone como um exemplo. Os gerentes da Firestone sempre consideraram seus principais concorrentes como empresas domésticas como a Akron.

    Quando a Michelin entrou no mercado americano, os gerentes da Firestone tiveram dificuldade em reconhecê-la como um grande concorrente por causa de sua origem francesa.

    Os administradores tinham em mente que os únicos concorrentes que poderiam realmente ser uma ameaça eram domésticos. Eles estavam usando estruturas desatualizadas sobre os concorrentes, fazendo com que a empresa ficasse cega, em vez de esclarecida sobre as medidas competitivas que precisavam ser tomadas.

     

    Processos engessados por burocracias ou rotinas.

    As empresas muitas vezes acham difícil mudar  processos que funcionaram por muitos anos, mas às vezes essa é a única coisa que é realmente necessária.

    Ficar com os mesmos processos de negócios dentro de um ambiente em mudança é como cavar-se em um buraco ou ficar preso em uma rotina no caminho para o sucesso contínuo.

    Processos de longa duração tornam-se confortáveis ​​e rotineiros, mas a rotina não é boa para inovações, pois impede que as empresas busquem uma solução melhor.

    A Firestone teve esse problema exato com o novo design do pneu radial.

    O projeto radial exigia muitos processos diferentes para fabricar com relação aos antigos.

    Muitas das usinas antigas não poderiam ser efetivamente usadas para os processos necessários para fabricar o novo projeto de pneus, mas a Firestone não estava pronta para se livrar das fábricas ou dos processos usados ​​nos pneus antigos. Por que o processo antigo era rotineiro, os gerentes ficaram limitados devido ao conforto e à rotina, impedindo-os de se adaptarem ao ambiente em mudança.

  • ago 2018
  • 23 ago
  • ago 2018