Olá Joaquim, tudo bem? Eu posso dizer que hoje já conseguiria pagar todas as minhas despesas mensais apenas com dividendos e rendimentos, porém, ainda não me considero totalmente independente financeiramente, pois vejo que futuramente meu padrão de vida deve ser elevado e os custos também, e por isso, desejo uma renda passiva maior, porém, posso dizer que estou “quase lá”.
Eu entendo que 20% da sua renda para aportes está muito bom, porém, caso seja possível, seria legal você elevar esse percentual. Ademais, eu vejo como muito positivo ter ativos de renda variável, visto que eles geram renda passiva de fato (dividendos e rendimentos) e tendem a entregar uma rentabilidade bem diferenciada no longo prazo.
Não tens muita experiência com RV? Não tem problema. Comece aos poucos, e se focando mais nos fundos imobiliários, que são bastante rentáveis e bem menos voláteis. Vá aos poucos crescendo sua parcela de renda variável na carteira, e não tenho dúvidas de que você estará construindo um futuro bastante resiliente e uma renda passiva interessante para sua aposentadoria.