Investimentos
O Tiago recomenda ter no máximo 20 ativos, porém se eu for montar as carteiras recomendadas da Suno (fiis, dividendos, valor, small caps, internacional) vou passar fácil desta quantidade. O que fazer?
2 Respostas
Existem dois motivos principais para essa sugestão:
- Depois de 15 ou 20 ativos, você já não obtém muitos ganhos advindos puramente da diversificação (mais detalhes aqui: https://www.instagram.com/p/B8v4TS2pJo5/). Isso não quer dizer que você perca algo em ter mais ativos, mas que em termos de risco de carteira, eles já não farão grande diferença.
- Quanto maior o número de ativos, mais tempo é necessário para acompanhá-los. A maioria dos investidores comuns, que não são profissionais, não conseguem acompanhar uma enorme quantidade de ativos ao mesmo tempo.
Como você vai seguir as recomendações da carteira, não tem tanto problema quanto à questão do acompanhamento, mas é preciso ler os relatórios constantemente para ficar sabendo de quaisquer atualizações.
Se você quiser seguir à risca as carteiras, não tem problema, mesmo ficando com um número maior. Você não vai perder nada. A outra opção é olhar os relatórios e escolher de cada um os ativos que mais te agradarem, criando a sua própria carteira baseada nas recomendações.
- mar 2020
- 10 mar
- mar 2020