Eu avalio que ter empresas do segmento de seguros é essencial na carteira de qualquer investidor, já que neste segmento existem inúmeras empresas bastante rentáveis, com ótimo histórico de lucros, forte geração de caixa, elevada rentabilidade sobre patrimônio e que operam sem dívidas.
Como geram bastante caixa e operam com elevada rentabilidade, além de terem uma menor necessidade de capex, essas empresas costumam distribuir parcelas generosas de seus lucros aos acionistas, sendo que é comum encontrarmos empresas do segmento de seguros com yields atrativos.
Além disso, além de todas essas características positivas que marcam as empresas seguradoras, este segmento também é bastante subpenetrado e apresenta um potencial de crescimento acima da média, sendo que historicamente o setor de seguros cresceu muito acima do PIB, e também é um setor que apresenta uma menor ciclicidade, o que confere às empresas seguradoras uma boa previsibilidade e recorrência na geração de caixa.
Gosto bastante do setor de seguros e entendo que todo investidor deveria ter ao menos uma empresa do segmento na carteira.