Análise de Empresas
Estou com dificuldades de entender a interpretação da reserva de capital e da reserva de lucros de uma empresa ao longo do tempo. Alguém pode me ajudar a entender qual é a análise que deve ser feita?
1 Resposta
Fala, Chrystian!
A diferença básica é que a reserva de lucros tem origem em valores que passaram pela DRE, ou seja, vieram da operação da empresa.
Já a reserva de capital tem origem em valores que não passaram pela DRE, ou seja, não vieram da operação da empresa.
A reserva de lucros é parte do lucro que não foi distribuída aos acionistas e pode ser usada para diversas finalidades, como compensar prejuízos futuros, reinvestir na empresa, ou mesmo ser distribuído aos acionistas no futuro.
A reserva de capital é mais um reforço de caixa. São valores que a empresa pode usar para novos projetos. Também podem ser usados para compensar prejuízos, mas apenas após o uso das reservas de lucros.
Essa reserva é importante em momentos de crise, pois a empresa pode usá-la ao invés de recorrer a empréstimos e financiamentos que, nesses momentos, podem estar mais caros.
Uma das origens dos valores das reservas de capital pode ser incentivos fiscais ou mesmo de aportes dos sócios. Perceba que nesses dois casos a origem do dinheiro não é da operação da empresa.
É uma reserva que ajuda a reforçar o balanço da empresa. Uma válvula de escape em momentos de grave crise. Diria até que é semelhante à reserva de emergência na vida pessoal, pois é a esta que recorremos, antes dos empréstimos, para algum evento que não esperamos.
Espero ter ajudado.
Abraço!
- ago 2021
- 22 ago
- ago 2021