1 Resposta
Eu não entendi muito bem sua pergunta. O ideal normalmente é o investidor avaliar os múltiplos das empresas individualmente e compará-los com os de empresas que atuam no mesmo setor, para termos uma comparação justa. Além disso, avaliar apenas um múltiplo isoladamente não é muito correto em uma análise, já que o investidor vai deixar de considerar inúmeros outros fatores.
Por exemplo, uma empresa com um P/VPA de 10 pode parecer muito cara, porém, se essa empresa possui um ROE muito alto, de por exemplo, 100%, isso na prática demonstra que a empresa consegue entregar um retorno equivalente a 100% do seu patrimônio líquido todo o ano. Se essa empresa não distribuir nada em dividendos, seu patrimônio irá basicamente dobrar, todos os anos. Por isso, para esse perfil de empresa, pagar um P/VPA alto pode fazer sentido.
Do mesmo modo, uma empresa com P/L 5 pode parecer barata, mas pode estar com sérios problemas em seu balanço ou suas operações, o que pode vir a comprometer drasticamente os resultados futuros, inclusive levando a empresa a ter prejuízos. Ainda, é sempre bom levar em consideração eventos não recorrentes, que podem distorcer os múltiplos.
Enfim, analisar múltiplos é importante, mas é apenas uma parte da análise. O investidor deve sempre avaliar “o conjunto da obra”, avaliando a gestão, os números, o histórico, o setor, as margens, dentre outros fatores, para chegar a uma conclusão.
- jun 2018
- 20 jun
- jun 2018