1 Resposta
Pode-se dizer que sim, pois como os dividendos são parcelas dos lucros das empresas, provenientes de suas atividades produtivas e operacionais, a tendência é que o preço desses serviços acompanhe, pelo menos, a inflação.
Além disso, como as empresas tendem a crescer, expandindo suas atividades, através de crescimento orgânico ou através de aquisições, aumentando a escala e o alcande de seus negócios, a tendência natural é de termos lucros maiores, o que naturalmente se traduz em dividendos maiores, ainda acima da inflação.
Evidentemente que essa é apenas uma tendência e uma expectativa, e não há uma garantia sobre isso, já que o crescimento dos dividendos dependerá invariavelmente do desempenho operacional das empresas, desempenho este que pode ser afetado por inúmeros fatores. Por isso é importante o investidor se focar em boas empresas, inseridas em segmentos subpenetrados, com espaço relevante para crescimento, e operando produtos e serviços onde não se tenha muito problema em repassar a inflação aos clientes.
- out 2018
- 25 out
- out 2018