Ações

@urpalolo em 04/04/2018

CVM é confiável?

Já li o Barsi dizendo que não acha a CVM e a B³  instituições em prol do minoritário. O que vocês acham sobre isso?

3 Respostas

  • @felipetd em 04/04/2018

    Eu vejo a CVM como um órgão importante para o mercado financeiro, principalmente para o pequeno investidor e minoritário. Em casos que as empresas acabam tentando prejudicar os acionistas, ou mesmo fundos imobiliários, fazer uma reclamação formal na CVM pode ser bem eficiente.

    Já vi muitos casos em que a CVM ajudou o pequeno investidor, tanto no mercado de ações, quanto no de Fundos Imobiliários. Recentemente, podemos citar como um exemplo positivo, o caso envolvendo a Wiz e a Caixa, em que a Caixa sugeriu que pretendia excluir a Wiz das negociações e buscar um outro player para explorar seu balcão de seguros, mesmo o fundo de funcionários da Caixa tendo posição na Wiz, e obviamente, prejudicando muitos minoritários.

    A CVM então foi notificada, e passou a monitorar essa situação, em defesa dos minoritários, garantindo que as negociações não prejudiquem o lado mais frágil da negociação.

  • @rodrigo_wainberg em 05/04/2018

    Com certeza a CVM é um “bebê’ se comparada à SEC, e o Brasil possui instituições mais frágeis, em geral, do que nos países desenvolvidos.

    Contudo, o órgão vem evoluindo, e diversas punições de insider trading e manipulação de mercado estão sendo aplicadas. Sempre que entrei em contato fui bem atendido. Acredito que o pequeno investidor será bem recebido.

    Quanto à B³ é uma empresa que visa o lucro. E apesar de sermos “clientes”, em teoria a companhia é monopolista e cobra taxas acima da média mundial.

    Não gosto muito do atendimento da companhia, mas é a única opção que temos. Apesar disso, a companhia vem agregando novos recursos, como o canal do investidor. 

  • abr 2018
  • 04 abr
  • jun 2018