Investimentos
Balanceamento de Risco
Bom dia pessoal.
Gostaria de compartilhar um link com os colegas sobre um tema interessante que foi explicado por Ray Dalio a Tony Robbins. Trata-se de “balanceamento de risco” de uma carteira. Não se trata somente de diversificação, mas de diversificação de risco, o que Ray chamou de Santo Graal do Investimento.
Ray é o maior gestor de fundos hedge do mundo. Para ser seu cliente, você precisa ter U$ 5 bilhões, com um investimento inicial de U$ 100 milhões. Então talvez valha a pena ler o que ele tem a dizer… de graça
Em síntese, significa alterar entre ativos mais voláteis (leia-se mais arriscado) e menos voláteis (menos arriscados), podendo facilmente ser replicado no Brasil com ações, FII, Tesouro Direito, ouro, dentre outros.
Há perfeita harmonia com o buy and hold, sendo apenas uma técnica a mais de redução de risco.
Segue o link do vídeo (inglês): https://youtu.be/jVwna1aO3Dw?t=503
E aqui o livro de Ray Dalio (pré-venda): https://www.amazon.com.br/Princ%C3%ADpios-Ray-Dalio/dp/8551003429?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=ray+dalio&qid=1531405987&sr=8-2&ref=sr_1_2
Abraços
1 Resposta
Sem entrar no mérito dos resultados que esse gestor tem, acho que cabe uma reflexão sobre o que é o risco no mercado de ações.
Volatilidade de preços pode ser encarada não como risco, mais como oportunidade. Depende de cada investidor.
Para quem investe pensando nos dividendos, em minha humilde opinião, penso que o risco está em não receber os dividendos esperados.
- jul 2018
- 12 jul
- jul 2018