Respostas
-
@ricardo-aguiar em 04/03/2021
Bom dia Fernando, tudo bem?
Vou tentar te ajudar pois tive a mesma dúvida no começo.
Primeiro, é importante que você defina como vai querer alocar os seus investimentos, seguindo o seu perfil e a forma que você se sinta confortável com os seus investimentos.
Por exemplo, no meu caso, eu defini uma carteira composta com 40% FIIs, 30% ações dividendos e 30% ações valor, mas é importante que você defina a sua estratégia e o que se adequa melhor ao seu perfil (inclusive você pode incluir renda fixa nesta proporção, se for o seu caso).
Com isto definido, aconselho montar a carteira com base nas carteiras recomendadas da Suno, seguindo o ranking de compra (o ranking deles é atualizado de acordo com o quão atrativo o preço está naquele momento, para aquela recomendação).
Eu, por exemplo, montei uma carteira com 18 ativos diferentes, ou seja, 6 FIIs, 6 ações dividendos e 6 ações valor, buscando seguir 2 lógicas: o ranking das carteiras da Suno (quanto mais próximo do 1, melhor), e uma alocação diversificada em setores (energia, banco, telecomunicações, etc). Importante também considerar a alocação da Suno como alocação máxima na sua carteira, de forma a nunca ultrapassar a % de alocação proposta pela carteira da Suno (mas não é regra que você precisa ter exatamente aquela alocação naquele ativo).
Espero ter ajudado.
Abraços,
Ricardo