Avatar

[email protected]

@joaoarthuralmeida

Membro desde 2018
0 Seguindo
0 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @joaoarthuralmeida em 30/10/2020

    As ações se mantém. A empresa irá decidir se liquida e encerra as atividades, se investe em novos projetos, se faz novas captações, enfim, há uma série de possibilidade. Mas os direitos e deveres das ações se mantém mesmo que a empresa não tenha mais nenhuma concessão.

  • @joaoarthuralmeida em 30/10/2020

    Vou mandar a sua sugestão para a equipe!

  • @joaoarthuralmeida em 30/10/2020

    Olá!

    O LPA costuma ser calculado com base em todas ações. Quando há uma recompra de ações, posteriormente elas são canceladas, e assim diminuindo o número de ações o lucro por ação vai subir, afinal, o lucro será dividido por menos ações. 

    As ações recompradas primeiramente são mantidas em tesouraria, e posteriormente são canceladas. Ou a gestão utilizada para dar Stock option aos executivos.

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Depende da sua corretora. A minha, a Guide, me permite comprar sem ter o dinheiro em conta no momento da compra. 

    Quando você já tem um patrimônio na corretora elas costumam permitir que você compre sem ter os recursos em conta na hora. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Os estudos que apontam para em torno de 20 ativos falam em ativos como um todo, e não só ações de um país. 

    Mas eu vejo que muitas pessoas se prendem muito aos números. O mais importante é a qualidade dos ativos e o tipo de diversificação que você faz. Exemplo: você pode ter 30 ativos, mas todos do mesmo setor e do mesmo país. Se outro investidor tem só 8 ativos, mas de diferentes classes, setores e países, ele estará melhor diversificado do que você. 

    Alguns investidores tem carteira com muitas ações, mas muito concentrada em poucos nomes, como Buffett. Outras tinham centenas de ações, como Peter Lynch. Outros tem só 5 ações. Enfim, há diferentes maneiras de se obter sucesso, o mais importante é conhecer bem os seus ativos e diversificar de maneira inteligente (setores, países, classe de ativos) do que o número de ativo em si.

    Se você consegue acompanhar 30 ativos não há problema neste número. Na minha carteira eu gosto de manter até 20, pois eu considero ser o máximo que eu consigo acompanhar com profundidade. 

    Mas, novamente, esta não é uma regra absoluta.

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Diversificar não está relacionado ao tamanho do seu bolso. Tirando quem tem uma carteira realmente muito pequena para o seu potencial, é sempre importante diversificar. Além disso, diversificação pode aumentar a eficiência do seu portfólio. Não sabemos de antemão qual ativo irá render mais, por isso colocar os seus ovos em diferentes cestas lhe dá um retorno esperado melhor do que se você concentrasse em apenas um ativo (o que poderia dar muito certo, mas também muito errado). 

    Diversificação é uma proteção contra a ignorância, como o Buffett falou. A concentração é sugerida apenas para profissionais que sabem muito bem o que estão fazendo, e mesmo assim há sérios riscos. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Além destes que o Hugo citou muitas pessoas, com maior patrimônio, optam por abrir uma offshore ou uma trust para fugir do imposto sobre herança dos EUA. Dessa forma, há também custos referentes à abertura e manutenção deste veículos. 

    O imposto sobre herança incide em patrimônios acima de 60 mil dólares.

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    O padrão ouro das ações é o fluxo de caixa descontado, o que não costuma ser usado para FIIs.

    Uma forma bacana para FIIs, que o Prof. Baroni utiliza, é aplicar uma taxa de desconto no dividendo esperado do ativo. 

    A taxa de desconto segue a NTNB mais um prêmio de risco. Exemplo: NTNB = 4% + 2% de prêmio de risco. Taxa de desconto = 6%.

    Se o ativo for pagar R$ 6 de dividendos nos próximos 12 meses o seu valor justo será: 0,50 / 0,06 = R$ 100,00

     

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Como meus colegas falaram:

    ALUP3, ação ordinária, dá direito a voto

    ALUP4, ação preferencial, preferência nos recebimentos de dividendos, mas sem direito a voto

    ALUP11, ação unit, é um pacote de ações ordinárias e preferenciais 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Eu já usei o da Guide, XP e do Banco Inter. Sendo sincero, a diferença é muita pouca entre eles. Não faz diferença quase nenhuma para o investidor. Escolha uma corretora de confiança, que não dê problemas, e siga sua vida. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    A holding tem desconto o que faz com que ela pague mais dividendos e possa possivelmente entregar um maior retorno ao acionista. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Itaú tem histórico excelente operacional, tem boa gestão e possui a XP como um importante ativo. Em relação a fazer aportes mensais apenas em Itaúsa não me parece a melhor ideia, é importante sempre diversificar. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Eu não costumo, mas em algumas exceções eu participo. Foi o caso de Banco Inter, HapVida e Petz. É preciso analisar caso a caso, sem preconceitos. Mas, via de regra, IPOs vem com um valuation acima do razoável. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    O pior em relação ao que aconteceu de não termos quase que nenhum voo deve ter ficado para trás. Mas isto não quer dizer que o setor aéreo será bom para investir, pois historicamente ele nunca o foi. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Sem saber qual é a empresa é difícil apontar a que isso se deve. E cuidado pois a empresa pode partir de um resultado não recorrente muito baixo, e assim ter um aumento de 100% mas que não é sustentável. É preciso analisar com calma caso a caso. Ainda mais porque o momento é de crise, e várias empresas estão apresentando resultados piores, e não melhores.