Ações

@gabirle em 10/09/2020

Para calcular o ROE de uma empresa holding (como é o caso da Alupar), a maneira mais correta seria ROE = Lucro Liquido controladora/PL controladora? ou ROE = Lucro Liquido consolidado/PL consolidado? ?

Pergunto isso pois quando no caso da Alupar (e acho que é assim em outras holdings também) o lucro líquido consolidado não pertence 100% aos acionistas que compram ações da Alupar.

Por exemplo: o lucro líquido consolidado da Alupar em um determinado ano foi R$10 bi; mas desses R$10 bi; uma parte significativa pode pertencer a outros sócios (que não detem ações da Alupar, pois o lucro líquido consolidado apresenta o lucro de todos sócios (controladores e não controladores). 

Portanto, na minha opinião faz mais sentido calcular o ROE da seguinte forma: ROE = Lucro liquido controladora/PL controladora.  Pois dessa forma temos a rentabilidade efetivamente apenas dos acionistas controladores (ou seja, dos investidores que detem ações da empresa)

Entretanto essa nao é a maneira que os analistas calculam o ROE, eles calculam utilziando a formula tradiciona: ROE = Lucro liquido consolidado/PL consolidado.

Gostaria de saber se voces poderiam me explicar o por que disso e qual das duas opcoes de calcular o ROE faz mais sentido.

Obrigado

1 Resposta

  • @leandro-remi em 16/09/2020

    Eu costumo utilizar o ROE Lucro Liquido Consolidado/PL Consolidado. Afinal das contas, se nós investimos na holding, devemos considerar todas as empresas que ela investe e que dão seus lucros.

  • set 2020
  • 10 set
  • set 2020