4 Respostas
O Tiago já fez ponderações importantes. Entendo que o primeiro passo é saber separar o que é “Patrimônio” e o que é “Investimento”.
Muitas das vezes, esta pergunta remete a quem deseja comprar uma propriedade para morar, e não investir. É preciso ter cautela neste tipo de avaliação. A compra de um imóvel físico para morar se traduz em conforto e segurança para a família. Isso foge da matemática e carrega premissas as quais não conseguimos justificar de forma óbvia.
Agora, supondo que este passo já tenha sido dado.
O que é melhor então: Comprar um imóvel para alugar “ou” investir em FII?
Temos agora que dar “outro passo”. É um imóvel residencial ou comercial?
Imóveis residenciais, via de regra, possuem renda baixa. Além disto, as assembleias são sempre muito desgastantes e dificilmente as atualizações são feitas conforme necessárias. O resultado quase sempre é um ativo defasado no longo prazo e um carrego de alto custo.
Imóveis Comerciais são interessantes, especialmente se o dono adquirir um ativo onde ele tem controle do terreno. Mas daí é uma questão de Volume. Quanto um investidor comum deverá acumular para comprar um ótimo imóvel comercial? É quase sempre “muito dinheiro”. E ao final, é possível que terá apenas 03 ou 04 locatários ao longo de uma vida inteira.
Perceba então que para investidores comuns, especialmente aqueles que possuem seu trabalho já bem definido, optar pelos FIIs maximiza muito a flexibilidade para se acumular patrimônio e ter uma renda pulverizada em várias fontes diferentes. Mas, claro, ele não terá o “gostinho” de dizer que é DONO.
Eu prefiro mais um maior resultado Financeiro do que a Vaidade! 🙂
- mar 2018
- 27 mar
- mar 2018