Olá Anselmo. Eu dou dois conselhos principais para quem está querendo investir para visar dividendos:
O primeiro: Estude sobre ou conheça pessoas que conseguiram chegar lá. Tente entender e se inspirar em como essas pessoas viam o mercado e como conseguiram atingir seus objetivos. Uma boa opção é começar lendo as cartas do Barsi, publicadas por nós, pela Suno Research, onde você conseguirá entender um pouco da estratégia dele e de tudo que ele fez para chegar aonde chegou. Eu também recomendo a leitura da crônica escrita pelo Paulo Portinho, chamada de “16 anos investindo na bolsa”, e você pode ler ela aqui: https://blogdoportinho.files.wordpress.com/2012/09/a-histc3b3ria-de-arnaldo.pdf
O segundo, e não menos importante conselho que dou é: Tenha paciência. O caminho não é rápido e é longo. Os dividendos no começo serão pequenos, mas tenha calma, pois eles vão crescer e crescer cada vez mais, conforme você aporte e reinvista os dividendos e os resultados virão no longo prazo.
Assim como plantar uma árvore frutífera para colher seus frutos não é rápido, exige dedicação e tempo, o mesmo é com os dividendos. A sua “árvore de dividendos”, que é formada por inúmeros ativos, deve ser sempre regada, cuidada, podada, e caso você cuide bem dela, um dia ela cuidará de você, com os seus ótimos frutos que poderão ser colhidos.