Ações

@jeannogueira em 29/10/2020

Você costuma participar de IPOs? Quais os motivos?

4 Respostas

  • @bsbplinio em 29/10/2020

    Olá Jean!

     
    Como você deve saber bem, um IPO é uma das maneiras de uma empresa captar recursos (seja para investir na própria operação, seja para que algum sócio se desfaça de sua cota-parte).
     
    Caso a empresa esteja enquadrada na primeira situação, ou seja, esteja realizando um IPO para aumentar a operação, investir em tecnologia ou abrir novas lojas, é mais provável que esta tenha mais sucesso no curto prazo em seu plano de negócios.
     
    Assim, o IPO é uma oportunidade de aplicar dinheiro em empresas em franco crescimento, dando oportunidade ao pequeno investidor de fazer parte disso desde logo cedo.
     
    ENTRETANTO! Tudo isso vai depender dos objetivos da empresa e de um aspecto muito importante na avaliação dela. Caso ainda não tenha ouvido falar, é o VALUATION.
     
    Assim como comprar um carro usado, devemos observar os valores que a empresa está sendo avaliada no mercado.
     
    Ninguém pagaria 1 milhão de reais em um fusca comum, assim como você não deveria comprar (pelo menos logicamente falando) uma ação de uma empresa pequena que esteja sendo avaliada em 1 milhão de vezes o lucro esperado para o próximo exercício, sem que ela não tenha nada de especial para isso.
     
    Comprar ações de empresas em IPOs pode ser uma grande oportunidade ou uma grande furada, portanto estude bem a empresa antes de comprar
  • @leoferreirx em 29/10/2020

    Ainda não participei de nenhuma IPO. No meu ponto de vista, você tem que conhecer muito a empresa e estudar muito para participar da IPO dela. 

  • @silvestre em 29/10/2020

    O PROBLEMA DO IPO É QUE O INVESTIDOR NÃO SABE COMO O MERCADO IRA ACEITA A EMPRESA, E O INVESTIDOR NÃO CONSEGUE AVALIAR DE FORMA CORRETA POIS NÃO A HISTORIA PASSADA PARA AVALIA-LA ,POIS EM INVESTIMENTO COMO SE DIZ ,O RETROVISOR E MELHOR QUE O PARA-BRISA. 

  • @joaoarthuralmeida em 29/10/2020

    Eu não costumo, mas em algumas exceções eu participo. Foi o caso de Banco Inter, HapVida e Petz. É preciso analisar caso a caso, sem preconceitos. Mas, via de regra, IPOs vem com um valuation acima do razoável. 

  • out 2020
  • 29 out
  • out 2020