Finanças Pessoais

@vamberto em 15/06/2019

tenho 48 anos, e estou ainda tentando criar minha reserva de segurança (aplicando no LCI). Também aplico na previdência privada. Quero saber se para a reserva de segurança existe alguma aplicação melhor, e para a aposentaria se o tes.direto é melhor?

4 Respostas

  • @rmusarra em 15/06/2019
    Para reserva busque alta liquidez, TD selic , um cdb com liquidez diaria  ( pelo menos 100% CDI) , um fundo DI com baixa txa com resgate até D+2. Para aposentadoria, para mim, eu gosto de Fundos imobiliarios e ações focadas em dividendos, e uma parte em renda fixa como o TD para oportunidades de compra. Agora o percentual é muito particular, você precisa quantificar seu objetivo ( renda mensal desejada) para traçar um plano.
  • @rafasampaio em 16/06/2019

    Para reserva recomendo uma aplicação com liquidez diária, uma boa opção é a nuconta e CDB do banco inter, ambos rendem 100% do CDI.

    Para aposentadoria recomendo ações e fiis, mas ai depende muito do seu perfil.

    Mas fique atento a essa previdência privada que você aplica, a grande maioria dessas aplicações não valem a pena para o investidor, o ideal é procurar outros investimentos.

  • @sapien-livre em 18/06/2019

    Pelo que observei tem pouca familiaridade com renda variável.

    Neste sentido reserva de emergência o foco é liquidez e segurança. CDB, LCI, LCA de bancos médios

    Aposentadoria vale a pena manter sua previdência. Somente observe se a taxa de adm e se existem outras taxas como carregamento ou resgate. Caso nao seja atrativa pode fazer portabilidade.

    A previdência serve também como um seguro em caso de morte para seus parentes. Ela dá liquidez para que seus entes tenham  acesso ao dinheiro em um momento de fragilidade e nai existe imposto de herança sobre o valor.

    No entanto, você deve ter outros investimentos para compor uma carteira previdenciária. Tesouro IPCA de longo prazo é uma boa opção, mas nao se limite, estude e procure compor uma carteira diversificada.

     

  • @fpereira em 24/07/2019

    Não sei qual seus objetivos, mas pessoalmente para minha reserva de emergência eu coloco 90 por cento em produtos de investimentos de liquidez diária (CDB, LCI e NUCONTA) e 10 por cento em LCI com prazos menores que 365 dias  para dar uma rentabilidade melhor e chegar ao meu objetivo para essa reserva com maior rapidez. Quanto aposentadoria acredito que FIIs e ações são melhores que o TD por possibilitar maiores rentabilidades com base em muito estudo e estratégias para alocação do capital.

  • jun 2019
  • 15 jun
  • jul 2019