Não vejo problema algum, normalmente o acionista maioritário é o fundador da empresa ou descendente, entendo que se a empresa tem qualidade é mérito do majoritário pois ele é um profissional capacitado ou delegou essa função a um gestor profissional.
Empresas listadas em bolsa, esse tipo de investidor tem grande influência em tomadas de decisão e estratégias da empresa, porém às vezes ele assume apenas o papel de investidor e não de controlador, o que é realmente importante para uma sardinha “nós” e estudar a empresa antes de se associar, se a empresa faz sentido para você verifique os fundamentos, você tem uma excelente assessoria aqui na suno para lhe conduzir por investimentos sólidos e rentáveis.
Algo muito relevante antes de analisar qualquer assimetria ou fundamento é a governança, como essa empresa está listada? novo mercado nivel 1 etc… deve ser observado o Tag Along um mecanismo de “proteção” para minoritários de no minimo 80% e Free Float minimo de 25% indica ações da companhia que estão em circulação livre para nós sardinhas investidoras.
Espero ter ajudado e bons investimentos!
AF Cordeiro