Ações
Qual o número ideal de ações numa carteira de investimentos internacionais? Já vi vários educadores financeiros falarem de 20 (no Brasil), mas me parece que o número de excelentes empresas no exterior é maior que aqui..?
1 Resposta
Não existe um número correto de ações para possuir em seu portfólio, você deve adaptar a quantidade de ativos ao o número de oportunidades que o mercado oferece, num determinado momento. Oportunidades são situações em que o preço não reflete corretamente o valor intrínseco da empresa, estando subprecificado.
Citando um exemplo dado pelo mestre Warren Buffett, coincidentemente abordando uma carteira com 6 ações:
“Se você conseguir identificar seis empresas maravilhosas, essa é toda a diversificação que você precisa. E você ganhará muito dinheiro. E posso garantir que entrar em uma sétima, em vez de colocar mais dinheiro na primeira, é um erro terrível. Muito poucas pessoas ficaram ricas em sua sétima melhor ideia. Mas muitas pessoas enriqueceram com sua melhor ideia. Por isso, eu diria que, para quem trabalha com capital normal e conhece realmente as empresas em que se dedicou, seis são muitas e provavelmente eu tenho metade do que mais gosto. Eu não diversifico pessoalmente”.
Para dar-se ao luxo de possuir 6 ações na carteira, portanto, o investidor deve ter estudado e entendido profundamente as empresas que possui, usufruindo de um margem de segurança (discrepância entre preço e valor).
Um indivíduo médio, que não é um investidor profissional, deve sim usar a diversificação como forma de proteção contra a própria ignorância, e não digo isso de forma pejorativa.
- jun 2019
- 05 jun
- jun 2019