Investimentos
Qual a melhor estrategia para estabelecer um fundo de emergência?, no fim do ano precisarei utilizar o recurso para o pagamento de algumas contas importantes.
3 Respostas
-
@jeantosetto em 26/06/2019Caro Elton,Já respondi pergunta parecida hoje. Permita-me reproduzir a resposta:“primeiramente vou te lembrar que não sou o Tiago Reis e nem o Felipe Tadewald. Posto isso, eu simplifico bastante a minha vida financeira: minha reserva de emergência fica basicamente no Tesouro Selic e um pouco na caderneta de poupança (não conte para o Tiago), para ocorrências pontuais de fim de semana.Você já tentou sacar um fundo qualquer num domingo de manhã? Na caderneta de poupança você saca o dinheiro na hora, em qualquer caixa eletrônico. Você perde os parcos rendimentos naquele mês, mas estamos falando de reserva de emergência, não de investimento com alta rentabilidade.Pessoalmente não fico pescando migalhas para alocar minha reserva de emergência.”
-
@rafasampaio em 26/06/2019
Uma alternativa ao que o Jean falou seria a Nuconta da Nubank.
O dinheiro que fica em conta pode ser sacado a qualquer momento em qualquer caixa 24h e lá o dinheiro rende 100% do cdi (mais que a poupança).
-
@gilbertorcfilho em 29/06/2019
Pensando em reserva de emergência você precisa ter um controle de suas receitas e despesas e entender seus gastos mensais. Procure fazer uma planilha ou utilizar algum aplicativo para isso.
A partir daí você pode traçar sua estratégia que sempre será bastante pessoal. De acordo com o seu perfil, estabilidade de emprego e gastos mensais você vai estipular um valor que corresponde a um prazo menor ou maior que mais se adeque a você. Geralmente fala-se entre 6 a 12 meses, Porém você precisa refletir e utilizar o que achar mais adequado.
Em se tratando de produtos para aplicação deste montante pense em tesouro SELIC, CDBs com 100% do CDI e fundos de renda fixa; todoscom liquidez diária (ou D+3 no máximo).
- jun 2019
- 26 jun
- jun 2019