Um analista de sell-side pode trabalhar para uma corretora, casas de análise até mesmo uma empresa que gerencia contas individuais, e assim faz recomendações para os seus clientes. Essas recomendações ajudam os clientes a tomar decisões de investimento, tanto para comprar, como vender certas ações.
As recomendações de um analista de sell side são chamadas de ” recomendações gerais ” , porque não são direcionadas a qualquer cliente, mas sim à massa geral dos clientes da empresa. Assim, quando o investidor estiver considerando uma recomendação de sell -side, é importante determinar se a recomendação atende ao seu perfil de investimento individual .
Já um analista buy-side geralmente trabalha para investidores institucionais, como fundos multimercado , fundos de pensão, gestoras de patrimonio, etc…
Esses analistas realizam pesquisas e fazem recomendações para os administradores de fundos do fundo que os emprega. Os analistas buy-side irão determinar quão atrativo um investimento parece e quão bem ele coincide com a estratégia de investimento do fundo.; eles basearão suas recomendações nessa evidência. Essas recomendações, feitas exclusivamente para o benefício do fundo que paga por elas, não estão disponíveis para ninguém de fora do fundo. Se um fundo emprega um bom analista, não quer que os fundos concorrentes tenham acesso ao mesmo conselho. O sucesso ou talento de um analista de buy-side é medido pelo número de recomendações lucrativas que ele faz ao fundo.