Investimentos

@leandrosantosguns em 28/09/2018

Put

Boa noite tiago, boa noite a todos! Vi recentemente as estratégias de Taleb e uma delas me chamou a atenção sobre adquirir numa carteira de ações, uma pequena percentagem em puts destas mesmas ações para proteção do portifólio. É relevante essa proteção? E como funciona?

 

2 Respostas

  • @yuhzo em 30/09/2018

    Olá Leandro!

    Estratégias com opções associadas a investimentos em ações podem ser bem complexas, principalmente com relação a avaliação se de fato vale a pena ou não, se comparado à estratégia de possuir apenas a ação.

    Muitos compram uma ação e emitem uma opção de compra, para poder obter um desconto na hora da compra da ação com o dinheiro extra recebido pela emissão da opção.

    Outros, que eu acredito que seja o caso da pergunta, compram uma opção de venda, pra se proteger caso a ação caia muito durante o período vigente da opção. Isso pode fazer sentido em ações com administração de honestidade duvidosa ou em uma empresa que tem um evento importante à vista, que pode comprometer muito o preço da ação. De qualquer forma, quanto maior o risco do qual você tenta se proteger, maior deve ser o preço da opção no mercado. Saber balancear é muito difícil.

    Espero que tenha conseguido te esclarecer um pouco, se você ainda com dúvidas sobre o conceito de opções, recomendo que leia esse artigo da Suno:

    https://www.suno.com.br/artigos/mercado-de-opcoes/

  • @yuhzo em 30/09/2018

    Vou dar um exemplo:

    Imagine que você tem uma ação que o preço seja 10 reais. Se você comprar uma opção de venda a 8 reais por 30 centavos cada, por exemplo, você na prática irá gastar 10,30 com cada ação. Porém, sua perda será limitada a 10,30-8=2,30 reais por ação, mesmo que a ação vá para zero. Em um cenário que você possui só a ação, se ela for para zero você irá perder 10 reais por ação.

  • set 2018
  • 28 set
  • set 2018