Ações

@skopel em 05/09/2018

Itaúsa terá benefício com a elevação da Selic?

A ITSA4 apresentou um período de estabilização/queda desde o início do ano, em comparação com a elevação que vinha apresentando desde o início de 2016. Isso é reflexo da queda da taxa de juros? Porque, à analise comparativa, a queda da Itaúsa não acompanhou diretamente a queda da Selic (que vinha ocorrendo já um ano antes). Igualmente, no período de 2014/2015, quando estava ocorrendo uma ascenção da Selic, bancos como o Banco do Brasil e o próprio Itaú não mostraram resultados tão satisfatórios. 

A tendência das referidas empresas bancárias é realmente serem influenciadas pela Selic? Ou o acompanhamento da taza é um fator muito incerto?

2 Respostas

  • @rodrigo_wainberg em 05/09/2018

    Itaúsa é basicamente Itaú. Dito isto, precisamos avaliar como os resultados do Itaú são influenciados pela taxa de juros.

    Cerca de 2/3 do lucro do Itaú vem de serviços e seguros.  O efeito de um aumento das taxas de juros é bom para o resultado financeiro do float das seguradoras, enquanto o efeito tende a ser neutro do ponto de vista de serviços.
    Para as operações de crédito, quanto maior a taxa de juros, maior tende a ser a margem financeira com mercado e clientes.

    Então diria que sim, o efeito geral deve ser positivo.

  • @zandona10 em 05/09/2018

    Boa noite apenas para debater o assunto…..

    No caso do itaú que é uma empresa praticamente sem dívidas……o carrego dessa dívida não é afetado pelo aumento da taxa selic que na maioria das vezes as empresas tem suas dividas em boa parte atreladas ao CDI e ao IPCA …….então dependendo da empresa o aumento da selic pode afetar positivamente como citaste na rentabilidade do  float de caixa……e dependendo da empresa pode afetar negativamente pois aumenta os juros do carrego da dívida……estou certo no racional……….

     

    grato…

    att

  • set 2018
  • 05 set
  • set 2018