Ações
Há algum motivo para a nossa bolsa ter o mercado comum (lotes de 100 ações) e o fracionário? Qual justificativa para não ser somente um como é em FIIs
1 Resposta
Acredito que seja uma questão mais ligada à historia da bolsa. Antigamente as empresas lançavam muitas ações o que apenas fazia sentido a negociação por lotes, então foi se institucionalizando as negociações por lotes e o mercado fracionário só veio mais tarde. É preciso lembrar também que antigamente não se tinha pregão eletrônico, o que dificultava um pouco as transações.
Eu citaria outro motivo que seria a concentração de capital, muito dinheiro com pouca gente sendo negociado no mercado. É uma distorção histórica que vem mudando, mas a bolsa não parece ter se preocupando muito com esse assunto ainda. No Brasil a B3 tem um monopólio, então talvez por esse motivo ela ainda não tenha motivação para evoluir.
Nos EUA é unitário e há inclusive frações de unidades, ou seja, algumas corretoras oferecem a venda de metade de uma ação ou 30% de uma ação por exemplo.
- jul 2019
- 25 jul
- jul 2019