Ações
FCFF vs FCFE
No programa Fundamente-se da Infomoney onde o Thiago faz a análise da MPLU3, ele fez o valuation utilizando o FCFE, que é o fluxo de caixa para o acionista (depois de pagar dívidas, impostos, reinvestimentos, etc).
Também é possível utilizar o FCFF, que é o fluxo do caixa do negócio. Neste modelo devemos utilizar o WACC ao invés do Custo do Capital Próprio como taxa de desconto.
Eu gostaria de saber se existem situações onde é melhor utilizar um ao invés do outro. Por exemplo, empresas do setor bancário é melhor utilizar o FCFE, empresas do setor industrial é melhor utilizar o FCFF, etc.
Além disso, existem vantagens de um em relação ao outro?
1 Resposta
Em teoria, os dois resultados devem dar a mesma coisa.
No caso da Multiplus, a situação é mais fácil, pois ela não tem dívidas, e portanto, ,FCFE=FCFF e WACC = KE.
Para companhias que mudam a sua estrutura de capital de forma bastante rápida, como as empresas do setor elétrico (transmissão, por exemplo), estimar o FCFF é mais fácil. Essas companhias se endividam para construir projetos e depois se desalavancam, e assim por diante…
Para companhias de serviços financeiros é difícil fazer DFC. E FCFF nem faria muito sentido. Por isso, costuma-se utilizar desconto de Dividendos. O Tiago realizou recentemente um valuation do itaú.
- abr 2018
- 24 abr
- abr 2018