Renda Fixa

@pedrospt em 04/04/2018

Especulação com renda fixa

Soube de vários casos de investidores que ganharam com a renda fixa no curto prazo, especialmente especulando pelo tesouro direto, muito mais do que a taxa selic do período.

Vale a pena tentar especular com a Renda Fixa? No pior dos casos mantemos até o vencimento e recebemos o combinado, não?

3 Respostas

  • @zandona10 em 04/04/2018

    Boa noite…..sim existe possibilidade …….de potencializar os ganhos percentuais usando a marcação a mercado dos títulos públicos……..mas não exatamente no curto prazo ……..de certa forma se posiciona em alguns determinados títulos e espera a posição maturar e isso pode levar alguns meses………………porém essa técnica chama-se em geral pelos grandes gestores de  “negociar juros”  identificando e se posicionando conforme o “ciclo monetário” se é de flexibilização (trajetória de queda da selic)  ou de aperto monetário (trajetória de alta da selic) com determinados títulos pré fixados ou indexados a inflação , porém confesso que tenho estudado bastante todo tipo de material que tem disponível e estou entendendo um “pouquinho” mais  ….da dinâmica, mas ainda não tenho 100% claro na minha cabeça, falta entender muuuiitos  pontos …..e já adianto que é meio complexo negociar juros ……tudo que li, ouvi, e tentei procurar ………ainda falta muito chão para que eu fique firme nisso………….mas os gestores profissionais de fundos usam a negociação de juros bastante……..pelo que li……..mas como você mermo disse no início ………de certa forma………é um investimento de valor em uma espécie de renda variável ….(o tesouro direto geralmente é chamado de renda fixa mas ele não é fixo ele flutua com o mercado)  com uma espécie de seguro garantido no final………….se tudo der errado na sua posição escolhida no momento da entrada caso tenha errado a estratégia……… você recebe a taxa contratada…………..se o país não implodir as contas públicas ………(difícil) mas é um fato……..valeu abraço…

  • @makslane em 04/04/2018

    Não vale a pena especular

  • @luc4s em 04/04/2018

    Acredito que a ideia é simples, que o difícil é fazer:

    A IDEIA: 1- comprar prefixado (e préfixado+IPCA)  antes dos juros caírem, vender antes dos juros subirem. Dito de outra forma: comprar pré (e pré+IPCA) no topo dos juros e vender no fundo.

    2- comprar pós-fixado (Tesouro Selic) antes dos juros subirem, vender antes de caírem. Dito de outra forma: comprar pós-fixado no fundo e vender no topo dos juros.

    O QUE É DIFÍCIL: O juros que vale para os pré-fixados (e pré + IPCA) é o juros futuro (expectativa de mercado) e esse é impossível de prever. Já o juros do pós-fixado é o juros presente (Selic).

     

     

  • abr 2018
  • 04 abr
  • abr 2018