Prezada Dora Investidora, é perfeitamente plausível segurar aportes em algumas ocasiões, principalmente quando a Bolsa passa por momentos de euforia, operando próximo das máximas históricas.
Eu mesmo, no mês passado, apenas fiz subscrição num fundo imobiliário, pois a cotação neste caso estava bem descontada em relação ao preço normal. Então, a diferença do dinheiro poupado no mês foi colocada no Tesouro Selic. Veja bem: estou apenas dando um exemplo. Não estou recomendando que faça o mesmo, pois uma das minhas motivações também era recompor minha reserva de emergência.
O que importa é ter autoconhecimento e respeitar o próprio perfil. Eu sou defensivo e conservador em renda variável, mas não deixo de pesquisar eventuais oportunidades.
Caso o mercado não pare de subir, teremos que reavaliar certos parâmetros para voltar a aportar com mais consistência no novo patamar histórico da Bolsa de São Paulo. É difícil adivinhar o futuro, mas acredito que teremos algumas correções de cotações em breve. Aí sim, será um momento bom para aportar em nossos ativos favoritos.
No mais, a carteira premium da Suno está bem balanceada e com preços tetos bem fundamentados.