Finanças Pessoais
Como montar uma carteira para minha mãe, que tem 72 anos? Qual a porcentagem que você dividiria em renda fixa e variável?
O valor seria 1 milhão e a ideia é reorganizar a atual carteira. Ela recebe uma aposentadoria, mas precisa retirar 2 mil por mês para completar o orçamento.
Atualmente, 85% está na renda fixa em títulos do tesouro e fundos de investimento. 7,5% distribuídos em dois fundos de ações de Petrobras e Vale e outros 7,5% em um fundo multimercados.
Mas o rendimento atual está baixo, a ideia é aumentar os rendimentos mensais para que ela possa retirar mais com segurança e também reinvestir o excedente.
4 Respostas
Minha mãe tem exatamente 10 anos a menos, 62. No caso eu montei uma carteira pra ela basicamente 50% RF + 50% FIIs.
Racional: Ela possui renda estável e plano de saúde. Nessa idade não faz mais sentido buscar valor e ficar exposto a muita volatilidade.
A RF dela geralmente é fundo DI com liquidez diária e baixa taxa de adm. ou LCA. Em FIIs eu ajudo ela, na verdade ela fecha o olho e eu compro pra ela. Mas acredito que qualquer pessoa consiga investir em FIIs, pode ser FOF, não vai mudar muita coisa.
Assim ela vê sempre um patrimônio liquido que é a renda fixa e ao mesmo tempo vê rendimentos mensais caindo na conta e escolhe o que fazer, utilizar ou poupar. De tempos em tempos volto a verificar a carteira dela para rebalancear tudo, é a minha forma de ajudar. Mas como disse, ela poderia fazer sozinha, sem problemas.
Considerando uma base de 1 mi como você disse, os 50% em FIIs poderiam render tranquilamente R$3.500,00 por mês.
- jul 2019
- 01 jul
- jul 2019