Ações

@douglastravassos em 28/04/2018

análise do caso de coca cola: quando vender ações supervalorizadas?

no vídeo ” quando vender uma ação” o tiago comenta que o Warren buffet vendeu a coca cola 1997 10 anos após comprá-la.

Fui fazer uma revisão no histórico da Coca cola e buffet comprou-a por algo em torno de 2,45 USD tendo vendido-a a algo em torno de 35 USD.

Ai vc analisa, pow. quanto de dividend yeild. A coca cola pagará em média esse ano 1,48 USD por ação em 4 lotes de 0,37. Caso Buffet mantivesse para cada ação comprada em 1987 ele receberia yeild de 60% (calculado para a época da compra considerando que ele não fez reinvestimentos).

Vamos lá à dúvida: Quando a gente compra uma ação para o buy and hold a gente se torna sócio dessa empresa, por que, justamente quando a ação está performando bem e vc tem uma excelente margem de segurança, vc iria se desfazer da ação? Imagina só, vc monta um negócio próprio, ele da certo e justamente quando ele da certo vc vai se desfazer dele para começar novamente do zero? O pensamento do holder não seria de manter, salvo se a ação perdesse os fundamentos?

Sei que a Berkshire ainda mantem a cocacola, não sei em que período ele recomprou. Se puder me explica para poder entender melhor esse case.

1 Resposta

  • @rodrigo_wainberg em 28/04/2018

     

    É tudo uma questão de custo de oportunidade. Permanecer em uma empresa boa com os preços nas alturas pode não ser o ideal. Talvez seja melhor vender e comprar outra oportunidade mais barata.

    A empresa pode até estar indo bem, mas se o preço já está refletindo boa parte do crescimento futuro, então mesmo que os negócios de fato evoluam conforme o esperado a cotação tende a recuar ou mesmo crescer em uma proporção menor, pois já estava precificado.

    Ou seja, crescimento da geração de caixa, dos lucros, pode crescer acima ou abaixo do preço em bolsa. No longo prazo, eles andam juntos. Mas no meio do caminho, você pode se aproveitar dessas diferenças e tentar melhorar sua rentabilidade.

     

     

  • abr 2018
  • 28 abr
  • abr 2018