Avatar

Otavio Assis

@otavio-assis

Membro desde 2019
0 Seguindo
0 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @otavio-assis em 07/07/2019

    Primeiro passo é anotar os gastos mensais fixos que você possui.

    1- Aluguel, condomínio, telefone, luz, internet,  assinaturas , gastos com tarifas bancarias e corretoras

    Então se pergunte se é possível cancelar alguma assinatura que não ache essencial para seu lazer e que goste muito. Se é possível trocar seu banco por um banco digital sem tarifas, se um plano de celular mais barato te atenderia bem. Sempre importante observar que muitos dos gastos recorrentes que temos não trazem benefícios (prazer/bem estar) a nossas vidas

    2- Atenção com gastos grandes

    -Celular ( muitas vezes um celular de 1500 vai te atender tão bem quanto um celular de 5000)

    -Carro ( um carro mais caro é mais dinheiro alocado que está sendo deteriorado ao invés de  estar rendendo mais ao ser investido, seguro mais caro, ipva mais caro, manutenção mais cara)

    Na maioria das vezes são gastos grandes que dificultam aumentar os aportes. Então muito cuidado com os gastos recorrentes

    E lembre que é necessário se recompensar para continuar estimulado a seguir o caminho

  • @otavio-assis em 03/07/2019

    Sim, a tendencia é de queda. Porém  o que alguns analistas de renda fixa avaliam é que no atual momento apesar da tendencia ser de queda e consequentemente os títulos valorizarem ainda mais o potencial de valorização é relativamente pequeno se comparado ao risco que caso aconteça alguma catástrofe os juros subam e o titulo desvalorize.

    É uma opção pessoal, investir em ações da forma errada é pior do que não investir em ações.

    Mas claro que também tem analistas de renda fixa que continuam indicando manter os titulos pois o risco de alta dos juros é muito baixo devido o cenário Brasileiro e também mundial

  • @otavio-assis em 03/07/2019

    O preço ( negociada a múltiplos maiores ) da Bolsa realmente subiu, porém ao mesmo tempo estamos tendo uma queda importante dos juros longos. Comparando com os 100 mil pontos de Março no atual patamar temos

    Juros longos caíram 2% ( está a 7% agora e eram 9% em Março)-> A queda dos juros aumenta o lucro das empresas por reduzir o custo da divida

    Votação da reforma da previdência encaminhada

    Acordos internacionais e abertura progressiva do comercio Brasileiro

     

    Então vejo a Bolsa como um todo mais barato agora do que em Março por exemplo

    Porém a minha estrategia e parece ser a sua também é de fazer investimentos em empresas especificas ao invés de comprar um ETF . Portando continuo vendo boas opções com um valuation atrativo e grande margem de segurança.

    Esse mês, com o aporte aumentei algumas posições em empresas que já possuía e adicionei 2 novas empresas e vendi 1. Sendo muito individual caso a caso( as empresas que compõem a sua carteira)

  • @otavio-assis em 03/07/2019

    Hedge é termo usado para montagem de proteção da carteira, ou até mesmo para balanceamento de riscos.

    Um Hedge pode ser uma proteção que está correlacionada ou descorrelacionada dos outros ativos da sua carteira.

    Fundo cambial : a compra é indicada com a intenção de que se acontecer algum problema no Brasil e o real se desvalorizar as cotas desse fundo irá valorizar (porém em certa proporção se vocÊ tiver empresas exportadoras na carteira -receita em dolar, elas também se valorizam com a desvalorização do real)

    ETF IVVb11 (é o indice que replica as 500 maiores empresas USA): nesse caso também pode haver uma valorização caso o dolar se valorize e real caia porém também há uma exposição a volatilidade da bolsa americana (a altas ou quedas)

    Particularmente minha opção de Hedge é investir em empresas e setores diversificados que estejam com um bom desconto de valuation

  • @otavio-assis em 03/07/2019

    Come-cotas é tão criticado devido o impacto sobre os juros compostos, a cada 6 meses obrigatoriamente o fundo de renda fixa ou multimercado são obrigados a pagar impostos sobre a rentabilidade do período. De certa forma é como se a cada 6 meses você retirasse o dinheiro do fundo e depois reaplicasse novamente ( agora um valor menor já tendo descontado os impostos)

  • @otavio-assis em 03/07/2019

    O fundo de investimentos pode ser eterno a Dynamo e a Tempo são  gestoras com retornos extraordinários a mais de 20 anos. Empresas excelentes também podem ser centenárias (Klabin por exemplo).

    Porém temos que levar em consideração

    Sobre empresas: Uma excelente empresa pode não ser um bom investimento por estar sendo negociada a múltiplos e valuation muito elevados tendo assim uma expectativa de crescimento muito alta  ( as vezes estimando um crescimento de mais de 50% ao ano por vários anos )que pode não ocorrer

    Sobre fundos: Quanto maior o patrimônio sobre gestão do fundo maior a dificuldade de alocar recursos, vai limitando as estrategias, não consegue por exemplo  investir em small caps devido a liquidez e tem dificuldade de montar e desmontar posições devido o alto valor investido ( se está comprando o preço das ações sobem e se está vendendo o preço das ações caem ). Por isso muitos fundos de investimentos fecham o capital apos atingir um determinado patrimônio que consideram ser compatível com a estrategia adotada

  • @otavio-assis em 02/07/2019

    Conheço porém temos que levar em consideração alguns pontos

    1-Aportar com regularidade

    2- % da renda aportada (Quanto maior a % da renda aportada mais rápido o dinheiro investido começará a ter rendimentos maiores que o salario )

    3- Os juros compostos possuem importante após 10 anos de investimentos (portanto é preciso ter paciência e regularidade )

    4- Faça alguns testes usando uma calculadora com grafico, é estimulante

    https://carteirarica.com.br/juros-compostos/

    Note que quanto maior a taxa de rendimento maior rápido os juros compostos se tornam importantes, porém sempre importante foca naquilo que você tem controle ( sua carreira buscando ganhar cada vez mais para assim conseguir aportar mais )

  • @otavio-assis em 02/07/2019

    A marca tem o peso principalmente devido exportações. Poucos frigoríficos no Brasil possuem liberação para exportação. Nos últimos tivemos a concentração do mercado com a JBS, BRF, Marfrig ganhando Market Share.  E as empresas de proteínas listadas na Bolsa Brasileira possuem produtos diversificados (boi, porco, frango e também industrializados ).

    Os gatilhos que levaram a esse aumento gritante no preço dessas empresas foi a gripe suina na china ( preços da carne de porco na china já subiu 30% e de carnes em geral subiu 6% no mundo em 2019) e também novos acordos do governo Brasileiro conseguindo que mais frigorificos conseguissem certificado para exportação

  • @otavio-assis em 02/07/2019
    Qual a diferença entre investimento x especulação? 
    O grande ponto é que opções possuem data de validade, são muito mais voláteis. Podem ser usadas como especulação no caso de acreditar que a ação irá subir no curto prazo comprando call (opções de compra) ou acreditando que irá cair muito e tentar lucrar comprando put (opçõe de venda)
    Porém também podem ser usadas para proteção da carteira de investimentos 
    Por exemplo você tem ações de vale que estão sendo negociadas a 55, está com medo que possa ter algum evento que faça as ações cairem muito então compra PUT (opções de venda), paga um premium (o valor que aquela opção esta sendo negociada ) para ter o direito de venda naquela determinado valor contratado (strike) 
     
  • @otavio-assis em 02/07/2019

    Position Trade: É a montagem de posição (estar comprado naquela ação/empresa) temporariamente devido acreditar ter um gatilho que possa beneficia-la no curto prazo.  Exemplos alta do petróleo ( petrobras, enauta, prio), alta do minerio de ferro (vale, csn, goau), e PLC79 (oibr)

    Buy and Hold: è focado no longo prazo, acreditar que aquela empresa é boa a longo prazo, com projeto de melhora constante e que dará retornos consistentes ao longo dos anos