Respostas
-
@jasneto92 em 30/01/2019
Oi, Eduardo.
Não. Ou você recebe integralmente ou não recebe nada.
Então você pode perguntar: como saber se terei direito a receber os dividendos daquele mês específico? Você pode dar uma lida neste artigo https://www.suno.com.br/artigos/dividendos-datas-importantes/
De antemão, para te explicar rapidamente, não importa por quantos dias você deteve aquele papel. Para as Ações/FIIs, existe a chamada Data Ex, que é o primeiro dia que quem comprar a partir dessa data, não terá direito a receber os dividendos. De forma análoga, caso você tenha um papel e venda na Data Ex, você ainda receberá os dividendos relacionados ao período específico, mesmo que tenha comprado um dia antes
-
@jasneto92 em 13/12/2018
Já tinha lido esse conteúdo em um site e achei interessante
Esse gráfico simula quanto você deve poupar por mês, a uma taxa real de 6% ao ano para acumular 1 Milhão aos 65 anos e se aposentar tranquilo.
fonte: Carteira Rica
-
@jasneto92 em 08/11/2018
Ainda sou novo, comecei meus investimentos esse ano, mas acho que essa não foi a abordagem mais correta.
Reserva de emergência é justamente para casos de emergências, ou seja, você não sabe quando pode precisar. No meu caso, foi a primeira coisa que fiz, antes de começar a investir em alguns outros tipos de investimentos em renda fixa, como principalmente em renda variável.
Você alocando esse capital em fundos imobiliários, caso o mercado passe por uma depressão, você estaria perdendo boa parte dessa reserva e, caso coincida com o momento que você precise usar esse dinheiro, você precisará realizar um prejuízo, já que não poderá esperar o mercado recuperar.
Sobre vender os ativos para voltar para Selic eu deixo para os mais experientes. Caso não esteja realizando nenhum prejuízo, essa seria minha escolha.
-
@jasneto92 em 02/08/2018
Oi, GFinzetto, acho que é por aí mesmo.
Contei um pouco do que aconteceu comigo nesse início, já tenho até ciência de alguns erros meus e servem de aprendizado. É até bom ter esses erros no início para não tê-los quando o patrimônio estiver maior.
É que eu fiquei curioso pra entender, devido ao risco da renda variável, o quão será que retorno vale a pena tendo em vista o menor risco da renda fixa? Por isso queria ter uma noção real de quanto uma carteira que vem sendo trabalhada por especialistas ao longo de anos/décadas rende. Esqueci de mencionar que ontem eu tinha lido uma matéria que mostra que de 1994 até 2014 (os 20 primeiros anos do plano real) o retorno da renda fixa foi bastante superior que o da ibovespa.
Claro que entendo que tem muitas questões nessa comparação tão específica que devem ser levadas em consideração, mas foi justamente esse gatilho que gerou em mim essa dúvida.
Obrigado pelo vídeo e pela contribuição. Abraço!