Em “Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva” com o código “10 – Juros sobre capital próprio”. Para cada empresa, some todos os valores recebidos no ano, já descontados do IR retido na fonte.
No meu instagram, tem um Guia de IR para investidores que pode te ajudar: https://www.instagram.com/p/B9T7LBOJ1fI/
Também é importante ressaltar que, de fato, um P/L menor tende a ser melhor (pois indica que a empresa está barata), mas vale a pena ter algum cuidado para quando ele estiver muito baixo. Isso pode indicar que a empresa teve algum resultado não recorrente (que não vai se repetir no futuro) e que o último lucro registrado é irreal, ou que a empresa tem alguns problemas sérios e o mercado não está muito confiante quanto às perspectivas futuras.
Sim. Mas vale se atentar a duas coisas:
- Diferentemente do Brasil, os dividendos nos EUA são taxados em 30%.
- No caso de BDRs, existe uma taxa adicional de 5% para remunerar a instituição emissora.
Commodities são muito complicadas pois é preciso ter um timing preciso para a compra. Se você entrar em um período de alta do ciclo, pode levar anos até recuperar. Até acho que pode valer a pena olhar uma ou outra empresa dependendo do momento pensando em um investimento de mais longo prazo, mas um índice de commodities em si não me parece uma opção tão interessante para o longo prazo.
Mesmo com uma boa taxa eu sou sempre contra o uso de alavancagem para renda variável. No curto prazo, a renda variável é completamente imprevisível. Imagina como você estaria se sentindo se tivesse feito uma operação assim logo antes da crise do coronavírus?
E só pra deixar claro: as recomendações são as mesmas para cada um dos relatórios que está presente em ambas as assinaturas. O que muda são os conteúdos extras.
Acho que o melhor mesmo é tentar ver pelos relatórios dos fundos no caso desse indicador.
BPAC5 não tem liquidez. Você precisa olhar BPAC11 para entender a volatilidade das ações do BTG Pactual.
Dá uma olhadinha nessa postagem que vai ter mais detalhes: https://www.instagram.com/p/B9gzlf4pxat/ .
Não, é o FFO dividido pelo valor de mercado. Ex: se o FFO for de 100 milhões e o valor de mercado for 1 bilhão, o FFO Yield é 10%.
Amigo, há algum tempo postei um mini guia de IR em ações no Instagram que pode te ajudar, pois trata disso: https://www.instagram.com/p/B9T7LBOJ1fI/ .
Também dá para baixar uma versão em PDF aqui: http://bit.ly/guiair2020pdf .
Abraço!
A partir dos resultados de 2019, as empresas passaram a precisar adotar o IFRS 16, uma nova norma contábil. Essa norma influenciou alguns dos indicadores normalmente reportados, inclusive o EBITDA. Para facilitar a comparação com resultados de anos anteriores, que ainda não incluíam essa norma, algumas estão optando por mostrar tanto indicadores sem a adoção da IFRS quanto com a adoção.
Aqui tem alguns detalhes sobre o IFRS em relação ao EBITDA: https://www.grantthornton.com.br/insights/artigos-e-publicacoes/quais-os-impactos-no-ebitda-com-a-adocao-do-ifrs-16/
Existem dois motivos principais para essa sugestão:
- Depois de 15 ou 20 ativos, você já não obtém muitos ganhos advindos puramente da diversificação (mais detalhes aqui: https://www.instagram.com/p/B8v4TS2pJo5/). Isso não quer dizer que você perca algo em ter mais ativos, mas que em termos de risco de carteira, eles já não farão grande diferença.
- Quanto maior o número de ativos, mais tempo é necessário para acompanhá-los. A maioria dos investidores comuns, que não são profissionais, não conseguem acompanhar uma enorme quantidade de ativos ao mesmo tempo.
Como você vai seguir as recomendações da carteira, não tem tanto problema quanto à questão do acompanhamento, mas é preciso ler os relatórios constantemente para ficar sabendo de quaisquer atualizações.
Se você quiser seguir à risca as carteiras, não tem problema, mesmo ficando com um número maior. Você não vai perder nada. A outra opção é olhar os relatórios e escolher de cada um os ativos que mais te agradarem, criando a sua própria carteira baseada nas recomendações.
Em geral, isso tem a ver com a expectativa de crescimento. Especialmente com a retomada da economia, há uma expectativa de que as empresas do mercado doméstico conseguiam melhorar seus resultados no futuro próximo. Essa expectativa é mais complicada com empresas de commodities pela dependência do preço da commodity em si.
Quando se fala de yield, esse é referente ao que a empresa distribui bruto, não inclui a taxação.