Avatar

bsbplinio

@bsbplinio

Formado em Direito, Especialista em Direito Penal/Empresarial, Aluno do curso de mestrado em Economia Profissional.

Membro desde 2020
0 Seguindo
0 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @bsbplinio em 29/10/2020
    Fala Insper!
    São vários fatores… colocaria aí também:
    – Aumento no preço das commodities (considerando que o Brasil é um grande exportador)
    – Aumento no preço do dólar (as commodities são cotadas em dólar)
    – Bancos!!! (nada de surpresa… em períodos de crise eles costumam reter muito crédito, elevando os lucros)
    – Quarentena (consumo de itens básicos e alcoólicos aumentaram bastante, principalmente em função do auxílio-emergencial)
    Bom… consegui pensar nisso aí! Mas economia é das humanas, vai ser difícil a gente definir em poucas palavras esses resultados.
  • @bsbplinio em 29/10/2020
    Eae Pedroca, blz!?
    Então… VALUATION é um conceito bem amplo, permitindo diversos tipos de cálculos para o mesmo ativo.
    Geralmente um indicador importante em FII é o DY (dividend yeld), que é a taxa de aluguel pago nos últimos meses em relação ao preço do papel. Além desse indicador, podemos citar a taxa de vacância dos imóveis do fundo, a duração dos contratos de locação vigentes, os preços dos imóveis em caso de alienação, dentre outros…
    O fato é que não existe uma regra universal para este calculo… cabendo ao investidor decidir quais os melhores indicadores avaliar. Um site bem bacana que traz várias dessas informações é o Funds Explorer (procura lá no google que facilmente acha).
    Bom, espero que tenha ajudado!
  • @bsbplinio em 29/10/2020
    Olá Caio!
     
    Acredito que o pior ainda não tenha passado… Os lockdowns decretados ontem na Alemanha e França são um sinal de alerta do que pode estar por vir.
     
    Portanto recomendaria ficar de fora, pelo menos nesse primeiro momento… Até que se confirmem, pelo menos, as informações de uma 2ª onda de contaminações da COVID-19.
     
    Aqui no Brasil até o momento o governo federal não disponibilizou linhas de crédito para salvar as aéreas; as holdings dos conglomerados aéreos estão entrando em processo de recuperação judicial em outros países (como Chile e EUA); novos rumores de fechamentos de aeroportos voltam a circular…
     
    Então o cenário é bem nebuloso à frente, e acredito que diante disso as “aereas” na bolsa ainda estão caras.
  • @bsbplinio em 29/10/2020

    Olá Jean!

     
    Como você deve saber bem, um IPO é uma das maneiras de uma empresa captar recursos (seja para investir na própria operação, seja para que algum sócio se desfaça de sua cota-parte).
     
    Caso a empresa esteja enquadrada na primeira situação, ou seja, esteja realizando um IPO para aumentar a operação, investir em tecnologia ou abrir novas lojas, é mais provável que esta tenha mais sucesso no curto prazo em seu plano de negócios.
     
    Assim, o IPO é uma oportunidade de aplicar dinheiro em empresas em franco crescimento, dando oportunidade ao pequeno investidor de fazer parte disso desde logo cedo.
     
    ENTRETANTO! Tudo isso vai depender dos objetivos da empresa e de um aspecto muito importante na avaliação dela. Caso ainda não tenha ouvido falar, é o VALUATION.
     
    Assim como comprar um carro usado, devemos observar os valores que a empresa está sendo avaliada no mercado.
     
    Ninguém pagaria 1 milhão de reais em um fusca comum, assim como você não deveria comprar (pelo menos logicamente falando) uma ação de uma empresa pequena que esteja sendo avaliada em 1 milhão de vezes o lucro esperado para o próximo exercício, sem que ela não tenha nada de especial para isso.
     
    Comprar ações de empresas em IPOs pode ser uma grande oportunidade ou uma grande furada, portanto estude bem a empresa antes de comprar
  • @bsbplinio em 29/10/2020
    Olá Nicolas!
     
    Bom… antes de mais nada, a principal recomendação é que você já tenha uma reserva de emergência montada, antes de começar a comprar ações.
     
    Caso já tenha a reserva de emergência (aproximadamente 6 meses dos seus ganhos mensais aplicados em títulos de renda fixa, como papéis do tesouro ou cdb), vamos ao que interessa!
     
    Comprar ações é como entrar no mar; quem não conhece o mar, dificilmente vai querer dar um mergulho logo de cara… Dito isso, comece molhando os seus pés. Se essa é a primeira vez que compra ações, comece com um lote mais baixo.
     
    Observe, com o tempo, o comportamento dessa ação. Assim, você terá mais confiança para ir aplicando cada vez mais.
     
    E sim, Nicolas! como já deve ter lido em algum lugar, ITSA4 é um ótimo ativo.
     
    Mas lembre-se, você está entrando no mar. Portanto fique atento até com a própria sombra.
     
    Por último e não menos importante, DIVERSIFIQUE! Obviamente você está iniciando sua carteira, então é normal você ter poucos papéis… Mas com o tempo, e com mais confiança compre outros tbm… Afinal, o prevenido morreu de velho.