Respostas
-
@andretenorio177gmail-com em 15/04/2021
SirWallStreet, como vai?
Pesquisei bastante para responder sua pergunta e cheguei a algumas conclusões, vamos lá:
Sendo bem objetivo a sua pergunta, não há um código para acompanhar o valor do dólar à vista via Home Broker, porém irei explicar mais para baixo alguns outros pontos para melhor entendimento.
Para você investir em dólares na Bolsa de Valores, no seu caso o dólar a vista, é possível fazê-lo por meio de contratos futuros de dólar, que são aqueles em que o investidor se compromete a comprar ou vender certo ativo em uma data futura com um preço pré-determinado. Acredito que esse tipo de operação para quem é iniciante é mais arriscada.
Por meio de um artigo no site da B3, identifiquei que, de forma simples, há o mercado primário de dólar e o mercado secundário. O mercado primário é aquele formado por operações de natureza comercial, realizada por meio de bancos autorizados dada a legislação cambial em vigor. Já o mercado secundário (acredito que você estaria se referindo a esse), é formado por operação liquidadas entre instituições financeiras habilitadas. Nesse sentido, a B3 disponibiliza ambiente para negociação e liquidação de Dólares norte-americanos no mercado secundário, por meio do produto Casado de Dólar, que é negociado por Instituições financeiras.
Deixo o link a seguir para você entender um pouco mais: http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/moedas/dolar-a-vista.htm
Espero ter ajudado. Ótima jornada de investimentos para você! 🙂
-
@andretenorio177gmail-com em 15/04/2021
Olá, Marcos! Como vai?
Você primeiro deve avaliar se você encontra-se na faixa para declaração do IR. Caso você seja obrigado a realizar a declaração, então as aplicações como Títulos Públicos, no seu caso os títulos do tesouro, devem constar na declaração anual. Você deve-se atentar em dois fatores: o primeiro consiste em declarar à Receita Federal a posse de uma aplicação do tesouro direto. A segunda trata de declarar seus rendimentos com a aplicação, caso existam.
Espero ter ajudado. Ótimos investimentos para você! 🙂
-
@andretenorio177gmail-com em 07/04/2021
Olá, Hugo! Sou aprendiz aqui também, porém acredito que posso te auxiliar de alguma forma. Respondendo sua primeira pergunta, não é obrigatório ter ensino superior para trabalhar no mercado financeiro, embora um curso superior te abra portas em grandes instituições, como Economia e Administração. para então você buscar um estágio ou trainee em alguma empresa. No que tange as certificações, também não é obrigatório um Ensino Superior, porém conheço vários profissionais que possuem certificações e, por não ter experiência, acabam não tendo muito espaço dentro do mercado.
Acredito que atualmente a melhor forma de começar para quem ainda não tem experiência é procurar um escritório credenciado a alguma corretora e se tornar Assessor de Investimentos, por meio da certificação ANCORD. Temos grandes players como o Thiago Nigro que começaram dessa forma. Uma vez estando dentro de uma Instituição, as portas que se abrem são várias, tanto para tirar outras certificações (como o CPA-20, CEA e etc), como para crescer dentro da própria instituição. Recomendo também um bom Marketing Pessoal via LinkedIn, visto que isso te auxilia a ter maior visibilidade no mercado de trabalho (muitos amigos meus já foram contratados por lá e eu mesmo já recebi várias proposta de emprego pela rede social).
Espero ter ajudado! Ótima jornada para você 🙂