Ações
Dúvida Sobre EBIT do Fundamentus
Boa noite, eu ví que o EBIT ( de praticamente qualquer ação ) do site Fundamentus, está diferente do reportado no site da BVMF, parece que o Fundamentus está calculando o EBIT tirando “Outras despesas operacionais” e “Outras receitas operacionais”, e com isso várias empresas ficam com o EBIT diferente, defasando o EV/EBIT e o ROIC, é isso mesmo, ou eu ví errado? Dá uma conferida, no exemplo de PSSA3, na BVMF o EBIT está em aproximadamente 402 milhões, enquanto no Fundamentus está aproximadamente como 13 bilhões e 305 milhões.. Tem algo errado no que eu ví, ou o site está realmente calculando errado?
Obrigado !
9 Respostas
-
@liiw em 11/04/2018
Entro no site da BVMF -> Empresas Listadas -> Digito pssa3 ( nesse caso ) -> Relatórios Financeiros -> Demonstrações financeiras padronizadas (2017), Vou em demonstração de Resultado, e vejo o item “3.05 Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos “… E lá o numero que consta é Bem diferente do EBIT do fundamentus, parece que o do fundamentus ele desconsidera o “Outras receitas / despesas operacionais”.
-
@rodrigo_wainberg em 11/04/2018
Tem que cuidar que DRE de seguradoras e bancos são diferentes do restante.
No caso da PSSA3 me parece ser erro do Fundamentus. Economatica bate com o da BVMF.
O item se chama “Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos ” e deu 401,944 milhões para 2017.
Talvez seja erro da programação do Fundamentus.
-
@liiw em 11/04/2018
Não é Só da PSSA, é de todas as empresas, eu só usei o exemplo da Porto seguro por ser um dos mais gritantes, e expor o meu ponto, todas as empresas estão assim lá, o cálculo tá errado, então qualquer investidor que se baseie em ROIC ou EV/EBIT, vai errar por consequência vendo no fundamentus
-
@luc4s em 13/04/2018
Olá,
Conferi aqui ALUPAR e MULTIPLUS e de fato há uma diferença entre o EBIT reportado no Fundamentus.com e na linha “Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos” das DREs
No caso de ambas a diferença é que o EBIT do Fundamentus não considera “Outras Receitas/Despesas Operacionais” e “Resultado da Equivalência Patrimonial”.
-
@luc4s em 13/04/2018
Para empresas financeiras (Bancos, seguradoras) sugiro não considerar EV, pois a dívida líquida não representa nada nessas empresas. O caixa delas muitas vezes é, na verdade, “estoque” de dinheiro pra pagar clientes ou segurados e a dívida, quando tem, é “matéria prima” do “processo produtivo. Também sugiro não considerar EBIT, pois lucro operacional é muito complicado de se separar do lucro financeiro, nessas empresas.
-
@liiw em 13/04/2018
Sim, é como eu tinha dito antes, eu só peguei pra expor meu ponto mesmo, pq a diferença era muito grande, mas.. oq será q dá pra fazer? Avisar ao pessoal do fundamentus? Fica muito ruim de avaliar qualquer coisa usando esse EBIT ( e por consequencia um ROIC diferente também )… Além disso, vários sites e se baseiam no Fundamentus pra fazer a “Magic Formula” ( do Joel Greenblatt ) acabam errando feio, pois além do EBIT estar errado ( e consequentemente impactar no ev/ebit ), o ROIC por consequencia tb está ..
-
@luc4s em 13/04/2018
Nos casos em que verifiquei a diferença era pequena, sendo o EBIT do Fundamentus menor. Se você está usando um método comparativo não vai fazer muita diferença porque você está comparando empresas nas mesmas condições (todas estão sem considerar duas rúbricas). Como o EBIT do Fundamentos desconsidera o “Resultado da Equivalência Patrimonial” imagino que ele pode distorcer em empresas holding que tenham muitos investimentos em outras empresas, como a Alupar por exemplo, apesar de não ter sido o caso que observei, pois a diferença era bem pequena.
Na rúbrica “Outras Receitas/Despesas Operacionais” não sei o que as empresas lançam, mas imagino que não seja relevante.
Já tentou escrever pra o site pra ver se eles respondem?
- abr 2018
- 10 abr
- abr 2018