Investimentos

@andrepini em 23/03/2018

Como funciona o Índice de Basiléia ?

Análise de bancos , setor financeiro.

2 Respostas

  • @lucioizzo em 23/03/2018

     

    O Índice de Basiléia é um conceito internacional definido pelo Comitê de Basiléia que recomenda uma relação mínima de 8% entre o Capital Base (Patrimônio de Referência -PR) e os riscos ponderados conforme a regulamentação em vigor (Patrimônio Líquido Exigido).

    No Brasil exige-se um índice mínimo de 11%.

    A criação do Índice de Basiléia visa promover a cooperação entre os bancos centrais e agências reguladoras, em prol de um sistema financeiro global mais estável.

    Em tese, quanto maior o Índice de Basileia, mais solidez financeira o banco possui.

  • @tiagoguitian em 24/03/2018

    O Índice de Basiléia estabelece um montante de capital mínimo que as instituições financeiras devem trabalhar para que seja minimizado o risco de crédito. As diretrizes foram estabelecidas pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia.

    A intenção de manter um índice de Basiléia mínimo é justamente fortalecer o sistema bancário, exigindo um mínimo de 8% de capital como percentual da carteira de ativos, ajustado ao risco. No Brasil este percentual foi estabelecido em 8%.

    Foi durante a década de 1970 que se iniciou o processo de criação de limites mínimos de Índice de Basiléia que as instituições bancárias deveriam respeitar.

     

  • mar 2018
  • 23 mar
  • mar 2018