Ações

@lmarutti em 31/07/2019

Ter ações com beta abaixo de 1 (não correlacionadas), tem impacto considerável na diversificação do portfólio?

2 Respostas

  • @eduardo-casagrande em 01/08/2019

    O Beta é uma medida do sensibilidade que um investidor está exposto ao investir em um ativo em particular em comparação com o mercado como um todo. Se você tiver ações com beta abaixo de 1 suas ações vão ter menos sensibilidade a responder diretamente ao movimento do mercado. Afinal, o Índice Beta reflete o ângulo de inclinação da linha de tendência, baseado na covariância entre o Retorno do Ativo e do Mercado / Variância do Retorno do Mercado. Quanto maior for este ângulo, maior será o Beta e vice-versa.

    Essa explicação toda acima foi para mostrar que somente o Beta não é uma medida de diversificação isolada, apenas um indicador de sensibilidade em relação ao mercado como um todo, visto que não adianta muito ter empresas com betas abaixo de 1 se todas forem do mesmo setor (ex: Calçados ou Softwares).

  • @vitor-gabriel-g-de-oliveiragmail-com em 01/08/2019
    Bom Dia LMARUTTI,
    O beta é apenas um indicador de variação passada de determinado ativo em relação ao Ibovespa, isso não significa que irá se manter no futuro. Logo usar isso como parâmetro de diversificação do portfólio acaba não sendo tão útil.
    Como investidor, sugiro que diversifique  focando em classes de ativos diferentes, como Ações, FIIS, BDR’s, etc.

    Esperto ter ajudado, sucesso nos investimentos.

  • jul 2019
  • 31 jul
  • ago 2019