Investimentos

@leoherrera em 20/03/2018

Como se proteger da volatilidade cambial em euros?

Muito se fala em se proteger à volatilidade cambial em dólares comprando ações americanas ou BDRs. No entanto, caso eu tenha (ou pretenda ter) custos vinculados ao euros? É fato que euro e dólar sobem quando há crise no Brasil, mas a relação entre as moedas não é constante, principalmente se levarmos em conta o longo prazo.

Existe alguma estratégia recomendada?

2 Respostas

  • @max em 20/03/2018

    Uma forma simples de fazer isso é ter ações de empresas com receita na moeda em que você deseja se proteger. Se vai investir 5%, 10% ou mais, depende muito do seu caso específico.

    Outra forma de proteção, mais indireta, é ter uma renda passiva muito maior do que sua necessidade, a ponto de que quedas significativas não afetem seu padrão de vida.

    Não sei qual seu perfil, patrimônio e época da vida, mas esse tipo de preocupação não é válida para quem está começando.

  • @bpmilhao em 20/03/2018

    Depende bastante, você quer se proteger da volatilidade em euro e o mais lógico seria investir em ativos já na moeda. A correlação USD/EUR vem sofrendo um pouco dando mais pontos para o Euro.

    Acontece que você tem muito mais opção em dólar do que em euro para investir. Nem sempre você vai achar ativos que te paguem tão bem em euro quanto existe em dólar. Neste caso eu investiria pesado em bons ativos que paguem dividendos em dólar e faria o cambio sem medo para euro daquilo que eu preciso por mês.

    Vale lembrar que se você tem uma conta nos EUA e mora na zona do euro, pode fazer saques com o cartão de débito normalmente e eles já fazem a conversão automática, nem precisa se preocupar em ir em casa de câmbio.

    A pior situação é investir no Brasil e fazer o cambio para euro.

  • mar 2018
  • 20 mar
  • mar 2018